O Mestre Interior no De Magistro de Agostinho de Hipona
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13425Palavras-chave:
estre Interior, Iluminação, Signos Linguísticos, EnsinoResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do momento maior do diálogo agostiniano De Magistro (389), ou seja, sobre o Mestre Interior. Este é descrito como Aquele que habita na interioridade humana e é apto para ensinar aos que conseguem sair do burburinho dos signos linguísticos para, no silêncio da oração meditativa, na interioridade, ouvi-lo. Da mesma forma que o sol ilumina o mundo e a luz possibilita a visão, o conhecimento, a presença ontológica do Mestre Interior iluminará o conhecimento dos inteligíveis em nosso interior. No tocante ao método, como decorre do exposto, trata-se de uma pesquisa puramente bibliográfica.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. Confissões. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014. (Coleção Pensamento Humano).
AGOSTINHO. Contra os Acadêmicos, A Ordem, A Grandeza da Alma, O Mestre. São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Patrística, v. 24).
AGOSTINHO. O Mestre. De Magistro [recurso eletrônico] / Santo Agostinho; [tradução, organização, introdução e notas Antonio A. Minghetti] - Porto Alegre: Editora Fi, 2015.
AGOSTINHO. Princípios de Dialéctica. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2003.
AGOSTINHO. Solilóquios, A Vida Feliz. São Paulo: Paulus, 1998. (Coleção Patrística, v. 11).
ARAÚJO, Dario Reis. Presentificação ontológica de Deus no homem de acordo com o capítulo XII do De Magistro de Santo Agostinho. Revista Pandora Brasil, n. 59, out. 2013.
BACIGALUPO, Luís. Los rostros de Jano: ensayo sobre San Agustín y la sofística cristiana. Lima: Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú, 2011.
BARTH, Karl. Credo: comentários ao credo apostólico. São Paulo: Editora Cristã Novo Século, 2005.
BARTH, Karl. Esboço de uma dogmática. São Paulo: Fonte Editorial, 2006.
BOTTIN, Francesco. Sobre a Natureza da Linguagem: Agostinho e Wittgenstein. Revista Ágora Filosófica, Recife, v. 1, n. 1, p. 27-42, 2007.
CASTRO, José. Acácio. A voz, o olhar e o silêncio: uma leitura do “De Magistro” de Santo Agostinho. Revista Humanística e Teologia. Porto, n. 9, p. 169-185, 1988.
FILHO, Moacyr Novaes. A Razão em Exercício: estudos sobre a filosofia de Agostinho. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2009.
FILHO, Danilo Marcondes. Textos Básicos de Linguagem: de Platão a Foucault. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
GALINDO, José Antônio. Pedagogía de San Agustín. Madrid: Editorial Avgvstinvs, 2002. (Col. Biblioteca Agustiniana, n. 1).
GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2006.
HORN, Christoph. Agostinho- Teoria Linguística dos Sinais. Revista Veritas, Porto Alegre, v. 51, n. 1, p. 5-17, 2006.
LOPES, Francisco Leonardo Brito de Oliveira. A concepção agostiniana de linguagem. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em Filosofia) – Curso de Graduação em Filosofia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
MACEDO, José Maria da Costa. Do sagrado em Plotino e Santo Agostinho. Revista Mediaevalia, Porto, v. 2, n. 2, p. 35-67, 1992.
MAMMÌ, Lorenzo. Canticum Novum: Música sem palavras e palavras sem som no pensamento de Santo Agostinho. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 38, p. 347-366, 2000.
MAYER. Augustinus-Lexikon. Basiléia: Schwabe & Co. AG, 1996.
NUNES, Rui Afonso da Costa. Santo Agostinho e a educação. In: História da educação na antiguidade cristã: o pensamento educacional dos mestres e escritores cristãos no fim do mundo antigo. São Paulo: Editora EDUSP, 1978.
PEGUEROLES, Juan. El pensamiento filosófico de San Agustín. Barcelona: Editorial Calabria, 1972. (Nueva Colección Labor)
PLATÃO. Crátilo. Belém: Universidade Federal do Pará, 1988.
PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Editora Zahar. 2006. (Coleção Filosofia Passo-a-Passo, v.62)
RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
SALES, Antônio Patativa. Linguagem, conhecimento e Hermenêutica Filosófico-Teológica em Santo Agostinho. 2017. 371 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Paraíba, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Silva de Almeida, Francisco Leonardo Brito de Oliveira Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.