Ancestralidades Amefricanas em Proposição às Bases da Educação Filosófica Brasileira

Autores

  • Francisco Vitor Macêdo Pereira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Palavras-chave:

educação filosófica brasileira; ancestralidades amefricanas; pensamento decolonial; antirracismo; branquitude.

Resumo

A filosofia, em toda parte, interpõe à cultura os questionamentos da humanidade e de sua existência no mundo. Quando essa existência é alienada, dá-se inexoravelmente a desumanização do ser. Em meio às obliterações da colonialidade, se admite entre nós, quase que unicamente a partir dos gregos, o início dos conceitos universalizantes, de fontes e referenciais eurocentrados. A propósito da descolonização dos olhares sobre essa filosofia que nos é hegemonicamente legada, as bases das tradições e pensamentos amefricanos podem nos impelir àquele que provavelmente é o exercício mais fundamental de humanidade: o encantamento que nos qualifica, neste mundo, às experiências do ser de nós mesmos/as.

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Biografia do Autor

Francisco Vitor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. Doutor em Filosofia Prática pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Professor de Filosofia do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades e do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ POSIH-IH-UNILAB. Email: vitor@unilab.edu.br

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Publicado

2024-06-23

Como Citar

MACÊDO PEREIRA, F. V. Ancestralidades Amefricanas em Proposição às Bases da Educação Filosófica Brasileira. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 2, p. eK24044, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13023. Acesso em: 7 nov. 2024.