La forme informelle du monde et de l’improvisation

Autores

  • Frederico Lyra de Carvalho

Palavras-chave:

informel, improvisation, postmodernisme, Adorno

Resumo

Este ensaio parte de uma leitura do ensaio clássico « Vers une Musique Informelle » se concentrando no conceito de « informal » trabalhado por Adorno para pensar a sua utopia musical. O objetivo será expandi-lo para dois lugares que o filósofo não soube remarcar ou antecipar. Primeiramente a improvisação (musical como para além) e, apoiado nas pesquisas de Christoph Türcke, para uma possível maneira de pensar a configuração do mundo do capital após a morte do filósofo frankfurtiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor, W. Dialectique négative. Paris : Payot & Rivages, 2003

La Philosophie de la nouvelle musique. Paris : Gallimard, 1962.

__________________. Le caractère fétiche dans la musique. Paris : Allia, 2001.

__________________. Minima Moralia. Paris : Payot & Rivages, 2003

__________________. Modèles critiques. Paris : Payot, 1984.

__________________. W. Nachgelassene Schriften. Abteilung IV: Vorlesungen, Frankfurt am Main : Surhkamp, 2014.

__________________. Quasi una Fantasia. Paris : Gallimard, 1982.

BAUMAN, Zygmunt, Liquid Modernity. Cambridge : Polity, 2000.

BUCK-MORSS, Susan. The Origins of Negative Dialectics. New York : Free press, 1977.

CASTELLS, Manuel. L’Ère de l’information. Vol. 1, La Société en réseaux. Paris : Fayard, 2001.

CRARY, Jonathan. Scorched Earth:Beyond the Digital Age to a Post-Capitalist World. London/New York : Verso, 2022.

GOEHR, Lydia. Le Musée Imaginaire des œuvres musicales. Paris : La Rue Musicale, 2018.

HABERMAS, Jürgen. Espace public et démocratie délibérative : un tournant. Paris : Gallimard, 2023.

JAMESON, Fredric. Late Marxism. Adorno or the persistence of the dialectique. London/New York : Verso, 2007

JAMESON, Fredric. Le postmodernisme ou la logique culturelle du capitalism tardif. Paris : Beaux-arts, 2011.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Liszt, Rhapsodie et Improvisation. Paris : Flammarion, 1998.

LACY, Steve. Conversations. Duham/London : Duck University press, 2006.

NICOLAS, François. Le monde-Musique : III Le Musicien et son intellectualité. Paris : Aedam Musicae, 2015.

OLIVEIRA, Chico. Crítica à razão dualista/O Ornittorinco. São Paulo : Boitempo, 2003.

SOCHA, Eduardo. Música informal perspectivas atuais do conceito adorniano. Kriterion, Belo Horizonte, n° 139, p. 133-156, Abr./2018.

TÜRCKE, Christoph. “Informal” segundo Adorno. In Duarte, Rodrigo ; Figueiredo, Virgínia (org). Theoria aesthetica : em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre : Escritos, 2005.

WIGGERSHAUS, Rolf. L’École de Francfort. Paris : PUF, 1993

Publicado

2024-03-17

Como Citar

CARVALHO, F. L. de. La forme informelle du monde et de l’improvisation. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 1, p. eK24013, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/12701. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos