La forme informelle du monde et de l’improvisation
Palavras-chave:
informel, improvisation, postmodernisme, AdornoResumo
Este ensaio parte de uma leitura do ensaio clássico « Vers une Musique Informelle » se concentrando no conceito de « informal » trabalhado por Adorno para pensar a sua utopia musical. O objetivo será expandi-lo para dois lugares que o filósofo não soube remarcar ou antecipar. Primeiramente a improvisação (musical como para além) e, apoiado nas pesquisas de Christoph Türcke, para uma possível maneira de pensar a configuração do mundo do capital após a morte do filósofo frankfurtiano.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor, W. Dialectique négative. Paris : Payot & Rivages, 2003
La Philosophie de la nouvelle musique. Paris : Gallimard, 1962.
__________________. Le caractère fétiche dans la musique. Paris : Allia, 2001.
__________________. Minima Moralia. Paris : Payot & Rivages, 2003
__________________. Modèles critiques. Paris : Payot, 1984.
__________________. W. Nachgelassene Schriften. Abteilung IV: Vorlesungen, Frankfurt am Main : Surhkamp, 2014.
__________________. Quasi una Fantasia. Paris : Gallimard, 1982.
BAUMAN, Zygmunt, Liquid Modernity. Cambridge : Polity, 2000.
BUCK-MORSS, Susan. The Origins of Negative Dialectics. New York : Free press, 1977.
CASTELLS, Manuel. L’Ère de l’information. Vol. 1, La Société en réseaux. Paris : Fayard, 2001.
CRARY, Jonathan. Scorched Earth:Beyond the Digital Age to a Post-Capitalist World. London/New York : Verso, 2022.
GOEHR, Lydia. Le Musée Imaginaire des œuvres musicales. Paris : La Rue Musicale, 2018.
HABERMAS, Jürgen. Espace public et démocratie délibérative : un tournant. Paris : Gallimard, 2023.
JAMESON, Fredric. Late Marxism. Adorno or the persistence of the dialectique. London/New York : Verso, 2007
JAMESON, Fredric. Le postmodernisme ou la logique culturelle du capitalism tardif. Paris : Beaux-arts, 2011.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Liszt, Rhapsodie et Improvisation. Paris : Flammarion, 1998.
LACY, Steve. Conversations. Duham/London : Duck University press, 2006.
NICOLAS, François. Le monde-Musique : III Le Musicien et son intellectualité. Paris : Aedam Musicae, 2015.
OLIVEIRA, Chico. Crítica à razão dualista/O Ornittorinco. São Paulo : Boitempo, 2003.
SOCHA, Eduardo. Música informal perspectivas atuais do conceito adorniano. Kriterion, Belo Horizonte, n° 139, p. 133-156, Abr./2018.
TÜRCKE, Christoph. “Informal” segundo Adorno. In Duarte, Rodrigo ; Figueiredo, Virgínia (org). Theoria aesthetica : em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre : Escritos, 2005.
WIGGERSHAUS, Rolf. L’École de Francfort. Paris : PUF, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frederico Lyra de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.