A Palavra “Paulo Freire”

Autores

  • Pedro Augusto De Castro Buarque Silva IFSertãoPE/UFBA

Palavras-chave:

Paulo Freire, patrono, autor, arquivo

Resumo

No presente texto, ensaiamos uma interpretação performativa da relação entre a obra e a vida de Freire, isto é, entre a interpretação de seu pensamento e a rememoração da vida do indivíduo por trás da obra. Por isso, nele não é problematizada propriamente a obra ou o pensamento de Paulo Freire ou qualquer aspecto de sua prática, mas a relação discursiva entre a memória de um autor e a interpretação de sua obra. Para tanto, recorremos a conceitos como autor, segundo abordado por Michel Foucault e por Roland Barthes, e arquivo, segundo Jacques Derrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto De Castro Buarque Silva, IFSertãoPE/UFBA

Doutorando em Educação pela UFBA

Docente do PROF-FILO IFSertãoPE

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERREIRA, Rafael De Farias; HERMIDA, Jorge Fernando. Da Autonomia Ao Aprisionamento: a Faceta Conservadora e Os Ataques Ao Patrono Da Educação Brasileira. Revista Teias, vol. 22, no. 67, pp. 56–71, 2021.

FIORI, Ernani M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Ana Maria Araújo. A voz da esposa: A trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1996.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de janeiro: Editora Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo; TORRES, Rosa María. Educación popular : un encuentro con Paulo Freire. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1988.

FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada Vida. Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 9. ed. São Paulo: Ática, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. A voz do biógrafo brasileiro: A prática à altura do sonho. In: GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1996.

KOHAN, Walter O.; FERNANDES, Rosana A. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186915, Acessado em 04/06/2023.

LIMA, Licínio C. Três razões para estudar Freire hoje, para além da mais óbvia. In: GADOTTI, Moacir; CARNOY, Martin (org.). Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.

NICOLS, John. Civic patronage in the Roman Empire. Leiden: IDC Publishers and Martinus Nijhof Publishers, 2014.

STRECK, Danilo R.; MORETTI, Cheron Z.; PITANO, Sandro de C. Paulo Freire na América Latina: tarefa daqueles/as que se deslocam por que devem. In: GADOTTI, Moacir; CARNOY, Martin (org.). Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.

TORRES, Carlos Aberto. A voz do biógrafo latino-americano: Uma biografia intelectual. In: GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1996.

TORRES, Rosa Maria. Los múltiples Paulo Freire. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, v. 29, p. 119-124, 2007.

WIEDEMANN, Thomas. The patron as banker. In: LOMAS, Kathryn; CORNELL,Tim (ed.). Bread and circuses: Euergetism and municipal patronage in Roman Italy. London: Routledge, 2003.

Publicado

2023-09-18

Como Citar

SILVA, P. A. D. C. B. A Palavra “Paulo Freire”. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 3, p. eK23055, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/11446. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos