Casa e rua

devaneios da intimidade aberta

Autores

  • Ana Claudia Nunes Alves Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Urbanização dispersa, paisagem, devaneio, Maricá/RJ, casa-rua-estrada

Resumo

A urbanização dispersa de Maricá, município costeiro periférico situado no leste metropolitano do Rio de Janeiro, se apresenta de diferentes maneiras a depender de onde estamos. Parecem muitas cidades em uma só. A principal rodovia de acesso, a RJ-106, que cruza toda a cidade longitudinalmente, mais parece um varal onde fios, casas, comércios, calçadas e ruas se penduram. Para entendê-la é preciso percorrê-la com olhos curiosos de criança, é preciso devanear. Assim, o presente artigo traz narrativas de devaneios ocorridos na RJ-106, ora de automóvel, ora a pé e que pretendem desencobrir alguns dos muitos elementos que compõem a paisagem da casa-rua-estrada-mercado que se nos apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DOMINGUES, Álvaro. A rua da estrada: o problema é fazê-los parar. Porto: Dafne Editora, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 8. ed. - Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

HOLZER, Werther. Ser-na-cidade: por uma arquitetura e urbanismo como lugar. Pensando. Revista de Filosofia Vol. 8, Nº 16, 2017.

PALLASMAA, Juhani. A imagem corporificada: imaginação e imaginário na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

NUNES ALVES, A. C. Casa e rua: devaneios da intimidade aberta. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 2, p. eK23031, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/10721. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sentidos fenomenológicos e hermenêuticos da casa: habitar experiências-limite