Contribuições da Escola na Ressocialização de adolescentes inseridos na Medida Socioeducativa de Internação

Autores

  • Ocimar Aranha Brito
  • Kátia Paulino dos Santos Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) https://orcid.org/0000-0002-0216-2228

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4847

Palavras-chave:

internação, ressocialização, proteção, escola

Resumo

É notório que o ambiente das instituições que cumprem a medida de internação não tem demonstrado ser eficientes na função de promover a ressocialização dos adolescentes e de maneira precária acabam se tornando espaços onde a socialização acontece com graus elevados de violação de direitos através da violência institucional. O principal objetivo desta pesquisa foi explicar a influência da escola na prevenção de reincidências infracionais, através da ressocialização dos adolescentes infratores internados. Para elucidar sistematicamente este trabalho, foi dividido em três partes ordenadamente, onde a primeira foi discutido a educação, analisando sua importância no processo de desenvolvimento a partir do ensino aprendizagem e a compreensão da medida socioeducativa de internação. Já na segunda parte examinou-se o direito à educação do adolescente em medida socioeducativa, analisando as questões normativas no âmbito jurídico da medida. E por fim, a terceira parte se discutiu a educação como processo de ressocialização e os resultados dos impactos da educação no processo de ressocialização.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Brito, O. A., & Santos, K. P. dos. (2020). Contribuições da Escola na Ressocialização de adolescentes inseridos na Medida Socioeducativa de Internação. Inovação & Tecnologia Social, 2(5), 43–56. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4847

Edição

Seção

Artigos