Percepção dos Professores sobre as Avaliações Externas na Educação Básica no Ceará

Autores/as

  • Karine Moreira Gomes Sales
  • Lia Machado Fiuza Fialho Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0003-0393-9892

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4858

Palabras clave:

avaliação educacional, spaece, saeb, políticas públicas de avaliação educacional, práticas pedagógicas

Resumen

Atualmente os processos de ensino e aprendizagem na educação sistematizada tem passado por constantes inquietações, especialmente quando o assunto é relacionado à qualidade da educação e sua avaliação. Nesse contexto, a Avaliação Educacional vem ganhando, ao longo dos anos, significativo destaque nas políticas públicas educacionais. No Ceará-Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em rede nacional e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) são os principais mecanismos efetivados para avaliar a Educação Básica no estado. O proposito do presente artigo é questionar como o SAEB e o SPAECE são percebidos pelos professores da Educação Básica e que reverberações tais avaliações acarretam nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como fontes de análise documentos da Secretária de Educação do Ceará e das escolas como Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar e principalmente as narrativas de professores. O estudo mostrou que o SAEB e o SPAECE passaram por várias mudanças em relação às suas denominações, concepções e metodologias, no entanto, percebeu-se que a avaliação sempre foi utilizada pelos governos como forma de controle visando mais eficiência no sistema educacional. As avaliações foram percebidas como fundamental para se chegar à qualidade do ensino, no entanto, nos moldes operacionalizadas no Ceará, serviam como prestação de contas acerca do rendimento dos alunos, no âmbito nacional e estadual, tendo como incentivo um sistema de premiação que lançavam luz às escolas que galgavam os melhores índices.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Sales, K. M. G., & Fialho, L. M. F. (2020). Percepção dos Professores sobre as Avaliações Externas na Educação Básica no Ceará. Inovação & Tecnologia Social, 2(5), 106–118. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4858

Número

Sección

Artigos