O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Formação de Professores no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3867Palabras clave:
políticas educacionais, ensino médio, formação de professores, PNEMResumen
O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que investigou a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- CREDE 06 - Sobral, a fim de entender como se efetivou a formação de professores, ação estruturante do Pacto, e o que ela trouxe para os que dela participaram. Duas escolas pertencentes à CREDE 06 - Sobral foram referências para o levantamento de dados da pesquisa que adotou uma abordagem qualitativa, cujo principais instrumentos foram a análise documentação e as entrevistas semiestruturadas com professores e com técnicos que atuaram na implementação do Pacto. O embasamento teórico partiu de autores que contribuíram para discutir categorias como política pública, política educacional, e formação de professores. O estudo apontou que, para alguns, o Pacto gerou movimentos e conseguiu provocar um diálogo entre os diversos atores envolvidos na sua implementação, cuja formação de professores, realizada no “chão da escola”, possibilitou a troca de experiências e de reflexões sobre o fazer pedagógico. Para outros, as formações não trouxeram nada de positivo, além da bolsa que era paga aos participantes.
Citas
ADAMS, Telmo. O desafio das políticas públicas no Brasil. Escola de Formação Fé, Política e Trabalho Diocese de Caxias do Sul: Morro Reuter, outubro de 2006.
ARAÚJO, Maria Cibelle Moreira de. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: limeites e possibilidades de Implementação na CREDE 06 – Sobral. Dissertação (Mestrado Profissional e Planejamento e Políticas Públicas), Universidade Estadual Vale do Acaráu – UECE, Fortaleza, 2019.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministérios da Educação/Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica, 2012.
DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1105-1128, out. 2007.
FREITAS, Karla Alves; CRUZ, Fátima Maria Leite. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: formação continuada de professores e trabalho docente em análise. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 1, nº 1, 2015 jan./jun 2015. p 35-50. Disponível em< https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/viewFile/2338/1880> Acesso em: 23 de julho de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 33. ed.. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. São Paulo: Record, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Luciana Leite; D'ASCENZI, Luciano. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 48, p. 101-110, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v21n48/a06v21n48.pdf>. Acesso em:15 ago.2018.
MAY, Tim. Entrevista, métodos e processos em Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Trad. Carlos Alberto Silveira Neto Soares. 3.Ed.Artmed, 2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
SAVIANI, Demerval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, junho 2008. p. 7-16.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SILVA, Ileize. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A Sociologia Vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009.
MARTINS, Clélia.O que é política educacional.2ed.SãoPaulo: Brasiliense,1994.
MASCARENHAS, Alexandra Garcia. Sociologia no ensino médio: trabalho docente e formação.In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A Sociologia Vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009.
MAY, Tim. Entrevista, métodos e processos em Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Trad. Carlos Alberto Silveira Neto Soares. 3.ed. São Paulo: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiania: EdPUC Goiás, 2010.
TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; MORICONI, Gabriela Miranda; DAVIS, Claudia L. F.; NUNES, Marina M. R. Desafios do Ensino Médio no Brasil: Iniciativas das Secretarias de Educação. Cadernos de Pesquisa, v.48, n.168, p.478-504, abr./jun. 2018.
VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. (org). Experiências pedagógicas e formação de professores: pacto pelo fortalecimento do ensino médio no Estado do Ceará. Universidade Federal do Ceará. Recife: Imprima, 2017.