Educação Popular Projovem Campo:
uma política pública contra-hegemônica na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.13.13314Palabras clave:
educação popular, projovem campo, política públicaResumen
O primeiro aspecto que chamou atenção para o estudo do Projovem Campo – Saberes da Terra (PJCST), antes de qualquer pesquisa e com base na minha experiência profissional, enquanto participante do programa, foi a possibilidade de este representar algum tipo de ação contra-hegemônica com relação à educação tradicional, pensando na perspectiva adotada pelo marxista italiano Antônio Gramsci (1978). Como demonstra Santaella (2015), o conceito de hegemonia surge em Gramsci a partir da diferenciação entre a ideia de direção das classes aliadas e domínio das adversárias. Gramsci postulava sobre a relevância da dominação de classe no mundo contemporâneo, para além da disputa material na sociedade, com a disputa de ideias. A Educação Popular EP, no âmbito da educação do campo, se faz em meio aos processos de lutas de resistência da classe popular e política, com os atores das políticas públicas, contestando ou não aquilo que lhes são oferecidos, e atuantes no cenário que categoriza a educação tradicional.
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