A Busca Ativa / Monitoramento da frequência diária do estudante em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, iniciativa para garantia de permanência dos alunos na escola como política pública

Autores/as

  • Edilia Maria Ribeiro Máximo Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10411

Palabras clave:

políticas públicas, ciclo de políticas públicas, implementação, busca ativa / monitoramento da frequência diária do estudante

Resumen

Garantir a permanência de crianças e adolescentes nas escolas é um desafio a ser enfrentado em todo o país, principalmente nas redes públicas de ensino. O presente artigo versa sobre a implementação da Busca Ativa / Monitoramento da frequência diária do estudante na rede municipal de ensino de Fortaleza, como política pública para garantir a permanência de crianças e adolescentes na escola. O marco temporal da pesquisa inicia em 2017 e estende-se até o início do segundo semestre de 2021. A pesquisa é qualitativa, e exploratória e documental, por meio do acesso as fontes como: portaria, termo de cooperação, atas de reuniões, publicações em site, ou seja, documentos que fomentam a Busca Ativa como política pública. Este artigo tem como objetivo analisar segundo os parâmetros considerados por RUA, para a implementação de uma política ser considerada bem sucedida. Como referencial teórico foi apoiado por Rua (2014), Sechii (2010 e 2019), Santos (2015) e Howelett, Rasmesh e Perl (2013). A pesquisa relevou que a Secretaria Municipal de Educação vem consolidando as diretrizes de implantação de modo a ser bem sucedida.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Máximo, E. M. R., & Magalhães Júnior, A. G. (2022). A Busca Ativa / Monitoramento da frequência diária do estudante em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, iniciativa para garantia de permanência dos alunos na escola como política pública. Inovação & Tecnologia Social, 4(9), 168–191. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10411

Número

Sección

Artigos