A Busca Ativa / Monitoramento da frequência diária do estudante em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, iniciativa para garantia de permanência dos alunos na escola como política pública
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10411Palabras clave:
políticas públicas, ciclo de políticas públicas, implementação, busca ativa / monitoramento da frequência diária do estudanteResumen
Garantir a permanência de crianças e adolescentes nas escolas é um desafio a ser enfrentado em todo o país, principalmente nas redes públicas de ensino. O presente artigo versa sobre a implementação da Busca Ativa / Monitoramento da frequência diária do estudante na rede municipal de ensino de Fortaleza, como política pública para garantir a permanência de crianças e adolescentes na escola. O marco temporal da pesquisa inicia em 2017 e estende-se até o início do segundo semestre de 2021. A pesquisa é qualitativa, e exploratória e documental, por meio do acesso as fontes como: portaria, termo de cooperação, atas de reuniões, publicações em site, ou seja, documentos que fomentam a Busca Ativa como política pública. Este artigo tem como objetivo analisar segundo os parâmetros considerados por RUA, para a implementação de uma política ser considerada bem sucedida. Como referencial teórico foi apoiado por Rua (2014), Sechii (2010 e 2019), Santos (2015) e Howelett, Rasmesh e Perl (2013). A pesquisa relevou que a Secretaria Municipal de Educação vem consolidando as diretrizes de implantação de modo a ser bem sucedida.
Citas
AZEVEDO, Janete Maria Lins. A Educação como Política Pública. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Planalto, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 17 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Planalto, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 2006. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília, DF: Senado, 2006. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=551270&id=14225871&idBinario=15716407. Acesso em: 24 mar. 2020.
FORTALEZA. Decreto Nº 14.405, de 22 de abril de 2019. Aprova o regulamento da Secretaria Municipal da Educação (SME). Diário Oficial do Município, Fortaleza, ano 64, n. 16.492, p. 1-18, 30 abr. 2019.
FORTALEZA. Portaria nº 0603/2018-SME. Institui as normas do Sistema de Busca Ativa para a Rede Municipal de Educação de Fortaleza, define diretrizes gerais para a gestão do referido Sistema e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Fortaleza, ano 64, n. 16.287, p. 7, 25 jun. 2018
HOWLET, Michael, RAMESSH, M.,PERL, Anthony. Políticas públicas: seus ciclos e subsistemas; uma abordagem integradora. Tradução técnica Francisco G. Heidemann. Rio de Janeira: Elsevier, 2013.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. ed. 3, Florianópolis: UFSC, 2014
SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. Políticas públicas: coletânea. v.2, Brasília: ENAP, 2006.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. ed. 1, São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: conceitos, tipologias e subáreas. 2002. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3843/material/001-%20A-%20POLITICAS%20PUBLICAS.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, a. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação já: uma proposta suprapartidária de estratégica para a Educação Básica brasileira e prioridades para o Governo federal em 2019-2022. ed. 3, dez. 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/170.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Panoramas da educação básica: Fortaleza(CE). Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/510.pdf?297323078. Acesso em: 20 nov. 2019.
XIMENES, Daniel de Aquino. Implementação de políticas públicas: questões sistêmicas, federativas e intersetoriais. Brasília: Enap, 2018.