Círculos de paz como forma de solução de conflitos:
uma experiência de práticas restaurativas no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10378Palabras clave:
socioeducação, justiça restaurativa, adolescência, círculos de pazResumen
O presente artigo discorre sobre a implantação de práticas restaurativas no âmbito do atendimento socioeducativo do Estado do Ceará, com particular atenção à metodologia dos círculos de construção de paz como forma alternativa de solução dos conflitos ocorridos durante a execução da medida socioeducativa de internação. As práticas restaurativas integram a Justiça Restaurativa, um novo paradigma de justiça que promove a solução dos conflitos através da participação ativa de ofensores, vítimas e comunidades atingidas, pautada na dignidade do ser humano e orientada por processos decisórios democráticos e que encontra expressa previsão legal no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A metodologia de estudo é qualitativa, utilizando-se também de informações quantitativas, pois foram realizadas entrevistas e análises de documentos institucionais. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos pelo critério de participação ativa na implantação do Projeto de utilização dos círculos de paz, através da metodologia de estudo de caso, cuja unidade de análise é o Centro Socioeducativo Patativa do Assaré (CSPA), localizado na cidade de Fortaleza-CE.
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução n. 255, de 31 de maio de 2016. Diário Oficial da União, 31 de maio de 2016. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/compilado160827202007275f1efbfbf0faa.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988). Constituição República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 27 maio 2020.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Panorama da execução dos programas socioeducativos de internação e semiliberdade nos estados brasileiros. Brasília: CNMP, 2019. 64p. Disponível em https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Publicacoes/documentos/2019/programas-socioeducativos_nos-estados-brasileiros.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional de Juventude. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República , 2015. 112 p. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/01/Mapa_do_Encarceramento_-_Os_jovens_do_brasil.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
BRASIL. Presidência da república. Lei n. 12594, de 18 de janeiro de 2012. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 jan. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm. Acesso em: 21 ago. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial da União. Brasília, 13 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069compilado.htm. Acesso em: 16 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Analfabetismo no país cai de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos: portal da educação. Brasília, DF: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/204-10899842/19110-analfabetismo-no-pais-cai-de-115-para-87-nos-ultimos-oito-anos. Acesso em: 23 jul. 2020.
BOYES-WATSON, C; PRANIS, Kay. No coração da esperança: guia de práticas circulares. Porto Alegre: TJ do Estado do Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/tdhbrasil/guia_de_praticas_circulares_no_coracao_da_esperanca.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.
CEARÁ. (Estado). Centro de Defesa da Criança e do Adolescente. Relatório de Inspeção janeiro/fevereiro – Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo do Ceará. 2016. Disponível em http://cedecaceara.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/Relatorio_Inspecoes_2016-V3.pdf. Acesso em 26 ago. 2020.
CEARÁ. (Estado). Centro de Defesa da Criança e do Adolescente. Relatório de Inspeção abril/maio – Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo do Ceará. 2016. Disponível em http://cedecaceara.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/Relat%C3%B3rio-F%C3%B3rum-DCA-e-Defensoria-P%C3%BAblica.pdf. Acesso em 26 ago 2020.
CEARÁ. (Estado). Fórum Permanente das ONG´s de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Fórum DCA). Monitoramento do Sistema Socioeducativo: Liberdade Assistida, Privação de Liberdade e Sistema de Justiça. 2014. Disponível em http://cedecaceara.hospedagemdesites.ws/site/wp-content/uploads/2018/12/Monitoramento-SSE-2014.pdf. Acesso em 26 ago. 2021.
CEARÁ. (Estado). Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Proposta Pedagógica STDS para o atendimento ao adolescente em cumprimento da medida socioeducativa de internação. Livro 1. Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Governo do Estado do Ceará - Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, 2015. 160p.
COSTA, Antônio C. Gomes da. Mais que uma lei. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 1997.
DASILVA, Roberto; CÉSAR FRANCISCO, Júlio. Resistência e Gerenciamento de Crise no Sistema Socioeducativo no Estado do Ceará. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, 2016. 17p. Disponível em: file:///C:/Users/analuisa.trindade/Downloads/3192-Texto%20do%20artigo-98784-1-10-20180813.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
FARIAS, Regina Albuquerque de Castro Brilhante. A Justiça Restaurativa como solução de conflitos infracionais: um novo caminho para o Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos) - Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2017.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288p.
FOUCAULT, Michael. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 199p. (Curso no Collége de France (1975-1976).
FOUCAULT, Michael. A sociedade punitiva. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2015. 323p. (Curso no Collége de France (1972-1973).
FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil 2019. Brasília, DF: PifferPrint, 2019. 80 p. Disponível em: file:///C:/Users/analu/Downloads/Cen%C3%A1rio%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
MBEMBE. Achile. Necropolítica. Madrid: Mesulina, 2011.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ. Resolução 2002/12 da ONU: princípios básicos para utilização de programas de justiça restaurativa em matéria criminal. Ministério Público do Paraná. Curitiba, 2002. 5 p. Disponível em: http://juridica.mppr.mp.br/arquivos/File/MPRestaurativoEACulturadePaz/Material_de_Apoio/Resolucao_ONU_2002.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
O POVO. Fortaleza, abril, ano 2016, 22 abr. 2016. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/04/22/noticiasjornalcotidiano,3606670/ceara-registrou-36-motins-ou-rebelioes-157-adolescentes-fugiram.shtml. Acesso em: 3 abr. 2019.
OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Sobrevivendo no inferno. Porto Alegre: Sulina, 2001. 256p.
OLIVEIRA, Fabiana Nascimento de. Justiça restaurativa no sistema de justiça da infância e da juventude: um diálogo baseado em valores. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
PINHEIRO, Ângela. Criança e adolescente no Brasil: porque o abismo entre a lei e a realidade. Fortaleza: UFC, 2006. 438 p.
PINTO, Renato Sócrates Gomes. A construção da justiça restaurativa no brasil. o impacto no sistema de justiça criminal. 2007. Disponível em https://jus.com.br/artigos/9878. Acesso em: 24 jul. 2021.
PRANIS, Key. Círculos de justiça restaurativa e de construção de paz: guia do facilitador. Tradução de Fátima de Bastiani. Porto Alegre: Departamento de Artes Gráficas, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, 2011. 42p.
RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 199p.
SCHWARCZ, Lilian. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 284p.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018. 288p.
VOLPI, Mário (Org.). O adolescente e o ato infracional. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 87p.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: material de estudos: 10 anos de justiça restaurativa no Brasil. Cortesia dos Editores. São Paulo: Palas Athena, Associação dos Magistrados Brasileiros, 2015. 34p. Disponível em: https://www.amb.com.br/jr/docs/pdfestudo.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
ZEHR, Howard. Justiça restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2015. 121p. (The Little Book of Restorative Justice).
ZEHR, Howard. Trocando as Lentes: um novo foco para o crime e a justiça. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008. 276p. (Chanping lenses: a new focus for crime and justice).