Círculos de paz como forma de solução de conflitos:

uma experiência de práticas restaurativas no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré

Autores

  • Analuisa Macedo Trindade Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Camila Holanda Marinho Doutora em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10378

Palavras-chave:

socioeducação, justiça restaurativa, adolescência, círculos de paz

Resumo

O presente artigo  discorre sobre a implantação de práticas restaurativas no âmbito do atendimento socioeducativo do Estado do Ceará, com particular atenção à metodologia dos círculos de construção de paz como forma alternativa de solução dos conflitos ocorridos durante a execução da medida socioeducativa de internação. As práticas restaurativas integram a Justiça Restaurativa, um novo paradigma de justiça que promove a solução dos conflitos através da participação ativa de ofensores, vítimas e comunidades atingidas, pautada na dignidade do ser humano e orientada por processos decisórios democráticos e que encontra expressa previsão legal no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A metodologia de estudo é qualitativa, utilizando-se também de informações quantitativas, pois foram realizadas entrevistas e análises de documentos institucionais. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos pelo critério de participação ativa na implantação do Projeto de utilização dos círculos de paz, através da metodologia de estudo de caso, cuja unidade de análise é o Centro Socioeducativo Patativa do Assaré (CSPA), localizado na cidade de Fortaleza-CE.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Trindade , A. M., & Marinho , C. H. (2022). Círculos de paz como forma de solução de conflitos: : uma experiência de práticas restaurativas no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré. Inovação & Tecnologia Social, 4(9), 113–128. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10378

Edição

Seção

Artigos