Leishmaniose Visceral: da definição a sintomatologia a partir dos discursos dos estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.15612

Palavras-chave:

Leishmaniose Visceral, Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar, a partir dos discursos dos estudantes de enfermagem, a compreensão sobre Leishmaniose Visceral no ambiente formativo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, mediado pela pesquisa-ação, realizado com 13 acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus da cidade de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Empregou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos resultados. Identificou-se, no decorrer dos discursos, fragilidades nos discursos dos acadêmicos sobre a definição da Leishmaniose Visceral, saberes limitados acerca das formas de transmissão da doença, superficialidade na definição da sintomatologia e por fim, equívocos nos discursos sobre as formas de prevenção. Após os resultados foram realizadas ações educativas com enfoque no aprendizado e atualização dos acadêmicos sobre a doença, transmissão e prevenção. Faz-se necessário repensar no processo formativo dos acadêmicos de enfermagem, sendo necessárias novas pesquisas relacionadas à temática, com enfoque no processo de formação.

Biografia do Autor

Ariane Moreira Coelho , Secretaria Municipal de Saúde de Senador Pompeu

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Senador Pompeu, Ceará, Brasil.

Daniele Pereira Soares, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mariah Kemily Silva Barros , Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Francisca Andreza Passos Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Lumena Hellen da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Sabrynna Lustosa de Lyra, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Marcelo Costa Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Professor da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

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Publicado

19-07-2024

Como Citar

COELHO , A. M.; SOARES, D. P.; BARROS , M. K. S.; SILVA, F. A. P.; SILVA, L. H. da; LYRA, S. L. de; FERNANDES, M. C. Leishmaniose Visceral: da definição a sintomatologia a partir dos discursos dos estudantes de enfermagem. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. e15612, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v2i1.15612. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/15612. Acesso em: 5 dez. 2025.

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