Leishmaniose Visceral: da definição a sintomatologia a partir dos discursos dos estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.15612Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetivou-se analisar, a partir dos discursos dos estudantes de enfermagem, a compreensão sobre Leishmaniose Visceral no ambiente formativo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, mediado pela pesquisa-ação, realizado com 13 acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus da cidade de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Empregou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos resultados. Identificou-se, no decorrer dos discursos, fragilidades nos discursos dos acadêmicos sobre a definição da Leishmaniose Visceral, saberes limitados acerca das formas de transmissão da doença, superficialidade na definição da sintomatologia e por fim, equívocos nos discursos sobre as formas de prevenção. Após os resultados foram realizadas ações educativas com enfoque no aprendizado e atualização dos acadêmicos sobre a doença, transmissão e prevenção. Faz-se necessário repensar no processo formativo dos acadêmicos de enfermagem, sendo necessárias novas pesquisas relacionadas à temática, com enfoque no processo de formação.
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