Desenvolvimento de dashboard com indicadores estratégicos para gestão da ouvidoria das unidades de pronto atendimento na cidade de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.13315

Palavras-chave:

ouvidoria, indicadores estratégicos, gestão em saúde

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos 2022 e 2023 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) na cidade de Fortaleza, com o objetivo de descrever a construção de um painel com indicadores estratégicos Dashboard para a gestão da ouvidoria. Foram entrevistados 10 gestores e 7 ouvidores, e foi realizada uma revisão ampliada da literatura. A pesquisa resultou na construção de um dashboard personalizado, capaz de fornecer informações relevantes para a tomada de decisões aliado às práticas de gestão eficiente, possibilita uma análise mais precisa e estratégica das demandas dos usuários, garantindo a melhoria contínua dos serviços de saúde. O estudo contribui para aprimorar a gestão da ouvidoria, espaço onde o usuário do serviço público em saúde, para a gestão dos equipamentos públicos promovendo a cidadania em saúde e fortalecendo processos de tomada de decisão e a confiança entre os usuários e os gestores das UPAs.

Biografia do Autor

Francisco Ionario Nunes de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico do curso de Administração de Empresas, possui graduação em Gestão Hospitalar pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2012). É especialista em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Administração e Qualidade, com MBA em Administração e Qualidade. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como ouvidor e assistente administrativo/supervisor no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e, atualmente, exerce a função de supervisor técnico no Instituto Excelência. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão de serviços de saúde.

Adriano Rodrigues de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Vigilância Epidemiológica. 

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Publicado

23-11-2024

Como Citar

SOUSA, F. I. N. de; SOUZA, A. R. de. Desenvolvimento de dashboard com indicadores estratégicos para gestão da ouvidoria das unidades de pronto atendimento na cidade de Fortaleza. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v2i1.13315. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/13315. Acesso em: 5 dez. 2025.

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