Desenvolvimento de dashboard com indicadores estratégicos para gestão da ouvidoria das unidades de pronto atendimento na cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.13315Palavras-chave:
ouvidoria, indicadores estratégicos, gestão em saúdeResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos 2022 e 2023 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) na cidade de Fortaleza, com o objetivo de descrever a construção de um painel com indicadores estratégicos Dashboard para a gestão da ouvidoria. Foram entrevistados 10 gestores e 7 ouvidores, e foi realizada uma revisão ampliada da literatura. A pesquisa resultou na construção de um dashboard personalizado, capaz de fornecer informações relevantes para a tomada de decisões aliado às práticas de gestão eficiente, possibilita uma análise mais precisa e estratégica das demandas dos usuários, garantindo a melhoria contínua dos serviços de saúde. O estudo contribui para aprimorar a gestão da ouvidoria, espaço onde o usuário do serviço público em saúde, para a gestão dos equipamentos públicos promovendo a cidadania em saúde e fortalecendo processos de tomada de decisão e a confiança entre os usuários e os gestores das UPAs.
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