Motivation for the Practice of a Healthy Lifestyle in Schoolchildren

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i2.15409

Keywords:

motivation, healthy lifestyle, adolescence, schoolchildren

Abstract

The objective was to check the motivation for practicing a healthy lifestyle in schoolchildren. This is a descriptive study, carried out with 190 adolescents regularly enrolled in high school in the public education network in the interior of the state of Ceará. The instruments used for data collection were the Questionnaire on Motivation to Practice a Healthy Lifestyle - QMEVS and a questionnaire with questions referring to sociodemographic variables. Descriptive statistics were used for data analysis. The results showed most women (75.3%), mixed race (53.1%), only students (88.4%), no children (98.4%), studying from the 1st to the 3rd year of secondary education from the public education network, with an average age of 16 years and income from half to 1 minimum wage. Regarding the classification of motivation, intrinsic was the one that stood out in the areas investigated. Therefore, it highlights the importance of this analysis, so that it is possible to carry out practical interventions to promote motivation to practice a healthier lifestyle in school adolescents.

Author Biographies

Gabriela de Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - (2013-2018). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (PMAE - URCA) - (2019-2020). Especialista em Saúde Coletiva e ESF na Facuminas Nacional (FACUMINAS). Integrante do Grupo de Pesquisa Epidemiologia Cuidado em Cronicidades e Enfermagem - GRUPECCE.

Ana Luiza Rodrigues Santos, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Apoio Profissional e Voluntária do Projeto de Extensão Assistência em Aleitamento Materno: Ambulatório Itinerante.Membro do grupo de pesquisa e extensão em saúde cardiovascular e cerebrovascular- GPESCC. Membro do grupo de pesquisa e extensão em Saúde da Criança e do Adolescente-GRUPECA.

Antonia Elizangela Alves Moreira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2022); Doula e educadora perinatal (2022); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE); Especialista em enfermagem do trabalho pela Faculdade Holística(FAHOL), Especialista em saúde da mulher (URCA) e FAHOL; Membro Técnico do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular (GPESCC), do Grupo de Pesquisa em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados ao Adulto em Ambiente Hospitalar (LACESAH). Possui experiência em pesquisa metodológica, tecnologia educacional, educação interprofissional, saúde cardiovascular, saúde da mulher. Foi docente sem vínculo empregatício no período 2022/2023 nas disciplinas de História da Enfermagem, Relações Humanas no Trabalho e Biossegurança, ministradas no formato presencial no Curso Técnico em Enfermagem, do CENTRO EDUCACIONAL INOVE.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira e Advogada. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A. Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UECE nos Programas: 1)Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; 2)Saúde Coletiva; 3) Mestrado Profissional Gestão em Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Consultora Ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde pública-coletiva, Tecnologias, Covid-19, Coronavírus, Doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e Adesão terapêutica.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde também fez o Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em enfermagem. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA, nos quais desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Assistência de enfermagem ao adulto em situações clínicas e cirúrgicas; Enfermagem cardiovascular; Tecnologias assistenciais e de ensino em enfermagem e Segurança do paciente. Consultora Ad hoc de periódicos nacionais e internacionais e membro de Comitê Editorial nas áreas de enfermagem e saúde.

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Published

2024-01-31

How to Cite

DE SOUSA LIMA, G.; SANTOS, A. L. R.; MOREIRA, A. E. A.; MOREIRA, T. M. M.; GOMES, E. B. Motivation for the Practice of a Healthy Lifestyle in Schoolchildren. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e15409, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v1i2.15409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/15409. Acesso em: 7 dec. 2025.

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