Tecnologias educacionais na abordagem da temática gravidez na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i2.12985

Palavras-chave:

tecnologias educativas, gravidez na adolescência, educação em saúde

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar na literatura as tecnologias educacionais utilizadas para abordar a temática gravidez na adolescência no ambiente escolar. Adotou-se o método de revisão integrativa da literatura. A seleção dos artigos ocorreu nas bases de dados Cochrane Library; Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e os bancos de dados portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online  (SciELO) por meio de critérios previamente estabelecidos. Foram incluídos 7 artigos publicados de 2015 a 2020 e foi verificado que as principais tecnologias educacionais são as mídias sociais e os jogos educativos. As Tecnologias de Informação e Comunicação mostraram-se mais eficientes para o alcance dos jovens, pela participação e entendimentos desse público, contudo é necessário considerar as premissas do letramento em saúde, para que as tecnologias educacionais sobre a temática gravidez na adolescência possam levar ao empoderamento dessa população.  

Biografia do Autor

Anazira Lima de Sales Feitosa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e em auditoria em servidos de saúde pública e privada pelo Centro de qualificação e Ensino Profissional. (CEQUALE). Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Servidora da Secretaria de saúde do Estado do Estado do Ceará (SESA).

Juliana Sales Feitosa, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista formada na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduanda em Nutrição Materno Infantil. Voluntária no IPREDE e no projeto #tmjUNICEF. Atua principalmente nos temas: Nutrição clínica, Nutrição Infantil, Terapia Nutricional e Comportamental.

Maria Eliana Peixoto Bessa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Enfermagem em Saúde Comunitária pela Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Gestão da qualidade pelo Cequali, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora substituta do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e Docente convidada do mestrado profissional em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

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Publicado

13-08-2024

Como Citar

FEITOSA, A. L. de S.; FEITOSA, J. S.; BESSA, M. E. P. Tecnologias educacionais na abordagem da temática gravidez na adolescência. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e12985, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v1i2.12985. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/12985. Acesso em: 22 dez. 2024.

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