O processo de construção de material educativo para condução e manejo de idosos acamados
DOI:
https://doi.org/10.70368/gecs.v1i1.11161Palavras-chave:
cuidadores, idoso, manuaisResumo
O objetivo deste estudo foi construir e validar uma tecnologia educativa (cartilha) na busca de proporcionar uma melhor orientação aos cuidadores de idosos acamados. Trata-se de estudo metodológico realizado entre os meses de abril de 2016 a outubro de 2017, no município de Horizonte, Ceará. Foram seguidas as seguintes etapas (REBERTE, 2012): submissão ao comitê de ética; revisão integrativa dos manuais existentes para o manejo de idosos acamados; entrevistas com 12 cuidadores de idosos acamados ; validação da cartilha com oito especialistas, sendo três especialistas em materiais educativos e cinco com experiência em idosos acamados ou saúde da família; validação semântica com 12 cuidadores de idosos acamados. Para a validação de conteúdo e aparência pelos juízes foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que avalia a confiabilidade de cada item, considerou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) maior ou igual a 0,75. Na revisão integrativa, foram selecionados 13 manuais os quais contemplavam orientações relacionadas à temática interessada. Concluiu-se que a cartilha educativa representa uma ferramenta válida e confiável com linguagem simples e aparência atraente, a qual pode servir não só para os cuidadores como também para os profissionais de saúde que compõem a atenção domiciliar, os quais são responsáveis pela assistência ao idoso acamado.
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