Deus sive natura:

notas sobre o conceito de Deus em Spinoza

Autores

  • Rudinei Zorzo Colégio Mutirão de São Marcos

Palavras-chave:

Deus, Spinoza, Natura

Resumo

Spinoza apresenta o conceito de Deus em seu livro mais famoso a Ética demonstrada à maneira dos geômetras. Nele afirma que, afora Deus, nada pode ser dado nem concebido e que, tudo o que existe, existe em Deus, sem Deus nada pode ser, nem pode ser concebido. Com essa afirmação Spinoza apresenta uma concepção panteísta de Deus e da Natureza. Nos Pensamentos Metafísicos, ele escreve que tudo depende da Substância divina, Deus, na qual tudo está contido. O autor diz que Deus e a Natureza são a mesma e única coisa, porém, compreende por Natureza meramente, os atributos e modos de Deus, pois nada pode ser dado nem ser concebido sem Deus. E, como tudo o que existe, existe em Deus, portanto, Natureza e Deus são a mesma coisa.

Biografia do Autor

Rudinei Zorzo, Colégio Mutirão de São Marcos

Bacharel em Filosofia pela UCS (2006), Bacharel em Teologia pela PUCRS(2010), bem como Complementação Pedagógica em Pedagogia na INTERVALE (2020), Pós-graduado em Psicologia, desenvolvimento humano e habilidade sociais pela UNIARA (2016), Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela BRAZ CUBAS (2020) e Pós graduado em Filosofia da Religião pela FARESE (2020). Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela UNEATLANTICO (2018) e mestre em Gestão Estratégica, especialidade: Gerência pela UNINI (2018). Atuou como coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Atualmente é Professor de Iniciação Científica, Ensino Religioso e Sociologia (Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio) e vice diretor de turno (Educação Infantil e Ensino Fundamental Series Iniciais) no Colégio Mutirão de São Marcos em São Marcos/RS. É um apaixonado pela educação e pelas juventudes.

Referências

CHAUI, Marilena de Souza. A política em Spinoza. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CHAUI, Marilena de Souza. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995. (Coleção logos).

DELBOS, Victor. O espinosismo: curso proferido na Sorbonne em 1912-1913. Trad. Homero Silveira Santiago. São Paulo: Discurso, 2002.

DELEUZE, Gilles. Espinosa e os signos. Trad. Abílio Ferreira. Porto: Rés, 2002.

LEVY, Lia. O autômato espiritual: a subjetividade moderna segundo a Ética de Spinoza. Porto Alegre: L&PM, 1998.

MARIOTTI, Humberto. O conhecimento do conhecimento: A filosofia de Baruch de Espinosa e o pensamento complexo. Disponível em: <http://edgarmorin.sescsp.org.br/arquivo/download/arquivos/mariotti_pascal.rtf> Acesso em: 27 de ago. 2006.

NOGUEIRA, Alcântara. O método racionalista-histórico em Spinoza. Prefácio de Miguel Reale. São Paulo: Mestre Jou, 1976.

SCHÖPKE, Regina. Spinoza e o problema da liberdade humana.

Disponível em: Acesso em: 25 de nov. 2005.

SCRUTON, Roger. Espinosa. Trad. Luis Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 2001. [Col. Mestres do Pensar].

SPINOZA, Baruch de. Correspondência. Trad. Marilena de Souza Chauí. 2. ed. São Paulo: Abril cultural, 1979.

SPINOZA, Baruch de. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. Trad. Joaquim de Carvalho, et alii. 2. ed. São Paulo: Abril cultural, 1979.

SPINOZA, Baruch de. Pensamentos metafísicos. 2. ed. São Paulo: Abril cultural, 1979.

SPINOZA, Baruch de. Tratado da correção do intelecto. Trad: Carlos Lopes de Mattos. 2. ed. São Paulo: Abril cultural, 1979.

SPINOZA, Baruch de. Tratado político. Trad. Manuel de Castro. 2. ed. São Paulo: Abril cultural, 1979.

SPINOZA, Baruch de. Tratado teológico-político. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.

Arquivos adicionais

Publicado

21-01-2024

Como Citar

Zorzo, R. (2024). Deus sive natura: : notas sobre o conceito de Deus em Spinoza. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 14(24), 99–112. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/7911