Acerca do atributo e sua definição em Espinosa

Autores

  • Luis Marcelo Rusmando Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

A noção de atributo é objeto de questões por parte dos interlocutores de Espinosa, e de expressivas divergências entre seus comentadores. Estas, por sua vez, contextualizam-se no seio da discussão relativa ao monismo espinosano, visto que, segundo Espinosa, ao tempo em que Deus compreende substância única, além da qual nada pode existir nem ser concebido, Ele consiste de uma infinidade de atributos, cada um dos quais é infinitamente perfeito em seu gênero. Assim, é preciso explicar qual a relação entre Deus e seus atributos, ou, em outras palavras, como conciliar o uno (Deus) e o múltiplo ou diverso (atributos). Na tentativa de assumir essa empreitada, surgem, de modo geral, duas interpretações divergentes, as quais corroboram e fundamentam as suas posições na definição de atributo que Espinosa oferece na Ética. Enfatizando a intervenção do intelecto em tal enunciado, surge a primeira das interpretações, dita subjetivista, a qual sustenta que os atributos compreendem representações diversas operadas pelo intelecto, na medida em que este concebe a substância, a qual, em si mesma, permanece una e indivisível. Por sua vez, a segunda interpretação, dita objetivista, ao tempo em que evidencia a incompatibilidade da interpretação subjetivista, com vistas a outros aspectos do sistema espinosano, sustenta que os atributos existem objetivamente, como constituintes da essência da substância divina, fora do intelecto, o qual intervém na referida definição para constatar a inteligibilidade de Deus. No presente artigo, assim, propomos apresentar a clássica querela dos atributos, sob as perspectivas das correntes interpretativas subjetivista e objetivista, partindo da análise semântico-gramatical da definição de atributo da Ética. Longe de propormos apresentar uma resolução para a questão referida acima, quanto ao monismo espinosano, propomos evidenciar o seu contexto e a sua complexidade.

Referências

ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e de seu bem-estar. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Luis Cesar Guimarães Oliva. São Paulo: Autêntica, 2012.

SPINOZA, Baruch de. Epistolário. Tradução de Oscar Cohan, Diego Tatián e Javier Blanco. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2007.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SPINOZA, Benedictus de. Pensamentos metafísicos. Em: SPINOZA, Benedictus de. Pensamentos metafísicos; Tratado da correção do intelecto; Tratado político; Correspondência. Tradução de Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

SPINOZA, Benedictus de. Tratado da reforma da inteligência. Tradução de Lívio Teixeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BELTRAN, Miguel. Um espejo extraviado. Spinoza y la filosofia hispano-judía. Barcelona: Riopiedras Ediciones, 1998.

BENNETT, Jonathan. Un estudio de la Ética de Spinoza. Traducción: José Antonio Robles García. México, D. F: Fondo de Cultura Económica, 1990.

BERNHARDT Jean. Infini, substance et attributs. Sur le spinozisme (À propos d’un étude magistral). Cahiers Spinoza, n. 2, Paris, 1978.

CHAUÍ, Marilena de Souza. A nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa (Volume I e seu livro de notas). São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

DELBOS, Victor. O espinosismo. Curso proferido na Sorbonne em 1912-1913. Tradução: Homero Silveira Santiago. São Paulo: Discurso Editorial, 2002.

DELEUZE, Gilles. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Les Editions de Minuit, 1968.

GUEROULT, Martial. Spinoza I: Dieu (Ethique, I). Paris: Aubier-Montaigne, 1968.

HASEROT, Francis S. Spinoza’s Definition of Attribute. The Philosophical Review 62, 4, 1953.

KLINE, George L. On the Infinity of Spinoza’s Attributes. In: HESSING (Ed.). Speculum Spinozanum, 1977: 342-346.

MARTINEAU, James. A Study of Spinoza. Londres: McMillan, 1882.

PARKINSON, G. H. R. Spinoza’s Theory of Knowledge. Oxford, Clarendon Press, 1972.

POLLOCK, Frederick. Spinoza, his Life and Philosophy. Londres: Duckworth, 1899.

RUSMANDO, Luis M. Propriedades e atributos divinos no Breve tratado de Espinosa. Em: Revista Conatus, Vol. 7, n° 14, 2013, p. 53-58.

RUSMANDO, Luis M. O problema do monismo em Espinosa. Em: Cadernos Espinosanos, n° 39, 2018, p. 107-124.

TEIXEIRA, Lívio. A doutrina dos modos de percepção e o conceito de abstração na filosofia de Espinosa. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

WOLFSON, Harry A. The Philosophy of Spinoza. Unfolding the Latent Process of His Reasoning. Cambridge: Harvard Univ. Press, 1934.

Arquivos adicionais

Publicado

21-01-2024

Como Citar

Rusmando, L. M. (2024). Acerca do atributo e sua definição em Espinosa. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 14(24), 55–73. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/2331