Spinoza explicado para minha turma de Ensino Médio

Autores

  • Nilton Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52521/conatus.v16i27.12915

Palavras-chave:

Afetos. Encontros. Univocidade. Imanência. Ensino Médio.

Resumo

O artigo explora a Ética de Spinoza, criando um relato sobre os aspectos principais da filosofia do pensador. Trata-se de abordar, de maneira especulativa e exploratória, a ideia de Deus, seus infinitos atributos e modos de existir; de perceber como os modos de existir se encontram e se afetam; e uma noção dos três gêneros do conhecimento. A ideia do texto é oferecer uma leitura da Ética para estudantes do Ensino Médio, de maneira que possam compreender a consistência da filosofia prática de Spinoza em suas vidas.

Biografia do Autor

Nilton Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Pós-doutorado em História Medieval, na UFRGS. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da área de Ensino de História. Pesquisa o Ensino de História como arte de criar encontros alegres o Medievalismo e o Neomedievalismo no ensino de História.

Referências

DELEUZE, G. Cursos sobre Spinoza: Vincennes, 1978-1981. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior, Jefferson Alves de Aquino. 3 ed. Fortaleza: EdUECE, 2019. (Coleção Argentum Nostrum).

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

28-01-2025

Como Citar

Pereira, N. (2025). Spinoza explicado para minha turma de Ensino Médio. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 16(27), 123–128. https://doi.org/10.52521/conatus.v16i27.12915