Spinoza explicado para minha turma de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.52521/conatus.v16i27.12915Palavras-chave:
Afetos. Encontros. Univocidade. Imanência. Ensino Médio.Resumo
O artigo explora a Ética de Spinoza, criando um relato sobre os aspectos principais da filosofia do pensador. Trata-se de abordar, de maneira especulativa e exploratória, a ideia de Deus, seus infinitos atributos e modos de existir; de perceber como os modos de existir se encontram e se afetam; e uma noção dos três gêneros do conhecimento. A ideia do texto é oferecer uma leitura da Ética para estudantes do Ensino Médio, de maneira que possam compreender a consistência da filosofia prática de Spinoza em suas vidas.
Referências
DELEUZE, G. Cursos sobre Spinoza: Vincennes, 1978-1981. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior, Jefferson Alves de Aquino. 3 ed. Fortaleza: EdUECE, 2019. (Coleção Argentum Nostrum).
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilton Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.