Liberdade e necessidade em Benedictus de Spinoza
Palavras-chave:
Liberdade. Necessidade. Entendimento. Vontade.Resumo
O fundamento tradicional da liberdade divina assenta-se na pressuposição de que Deus, à semelhança do homem, possui essencialmente Entendimento e Vontade. Spinoza procurará minar tal alicerce despersonalizando o conceito de Ser absoluto, desligando a noção de liberdade dos seus antigos fundamentos e associando-a à suprema necessidade. Todo esforço consistirá em buscar desvencilhar a essência da produção divina da vontade absoluta e mostrar que tanto esta, como o entendimento não são mais do que sequência de sua essência. Deste modo cai por terra qualquer tipo de analogia entre o processo de ação humana e a autoprodução de Deus. Neste sentido, abordamos como a liberdade se associa em Spinoza à necessidade e não mais à vontade de um Deus feito à “imagem e semelhança” do homem.
Referências
AQUINO, Jefferson Alves de. Leibniz e a teodicéia: o problema do mal e da liberdade humana. Philosophica, 28, Lisboa: Departamento de Filosofia/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006.
ESPINOSA, Baruch. Ética. 2 ed. Tradução e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).
BROCHARD, Victor. Do erro. Tradução Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso e Jean-Marie Breton. Fortaleza: EdUECE, 2006. (Argumentum Nostrum).
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
FRAGOSO, Emanuel A. da Rocha. O Conceito de liberdade na Ética de Espinosa. Philosophica. Lisboa: Departamento de Filosofia/Faculdade de Letras, N. 27, 2006.
GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Média. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
KOYRÉ, Alexandre. O cão constelação celeste, e o cão animal que late. In: Estudos do pensamento filosófico. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
MARCHIONNI, Antonio. Ética: a arte do bom. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética.30 ed. Trad. João Dell’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SPINOZA, Benedictus de. Éthique. Texte latin, traduction nouvelle avec notice et notes par Charles Appuhn. Paris: J. Vrin, 1983. (Bibliotéque des textes philosophiques).
______. Spinoza Opera. Im Auftrag deer Heidelberger Akademie der Wissenschaften herausgegeben Von Carl Gebhardt. Heidelberg: Carl Winter, 1925.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Soares das Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.