Alcântara Nogueira [Parte 1]

Autores

  • Noé Martins de Sousa

Palavras-chave:

Spinoza, Método, Racionalista-histórico

Resumo

Este escrito visa expor a interpretação do filósofo Alcântara Nogueira sobre o método racionalista de Spinoza, usado pelo filósofo holandês para atingir o conhecimento, o fim para o qual se dirige o homem. Em sua pesquisa, inova, por fazer uma interpretação historicista do pensamento de Spinoza, mostrando que a sua filosofia não é um racionalismo puro, vazio, lógico-formal, como o racionalismo clássico, mas um pensamento dinâmico, historicista, concebendo a razão como capaz de progresso. Por isso, alguns aspectos do spinozismo antecipa Marx, como o problema da “subversão da práxis”. O estudo de Alcântara Nogueira encontra-se em seu livro “O método racionalista-histórico em Spinoza”, do qual fizemos um resumo, expondo as raízes do pensamento spinoziano, bem como seus traços dialético e historicista. Parte 1.

Referências

Cf. Collingwood, Ciência e filosofia (título no original inglês: The Idea of Nature), pp. 170-171, Lisboa-Portugal, Editorial Presença, s/d.

In Alcântara Nogueira, “Comunicação lida no II CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA JURÍDICA E SOCIAL, realizado de 31 de ago. a 5/set./86, na FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Publicado também na REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO CEARÁ (UFC), Fortaleza, 27(2): jul-dez, 1986” (de que tenho uma separata).

Arquivos adicionais

Publicado

08-05-2023

Como Citar

Martins de Sousa, N. (2023). Alcântara Nogueira [Parte 1]. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(9), 83–93. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/10657