Fé e razão à luz do TRATADO TEOLÓGICO-POLÍTICO de Baruch de Espinosa

Autores

  • Izaias Ribeiro de Castro Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Palavras-chave:

Fé, Razão, Religião, Teologia, Filosofia, Espinosa

Resumo

O presente texto constitui, tão somente, o resultado do exame de alguns aspectos atinentes à relação entre Fé e Razão, Filosofia e Teologia tal como abordada no Tratado Teológico-Político (TT-P) de Baruch de Espinosa. Esta obra, publicada em 1670, mas anunciada desde 1665 em uma carta a Oldenburg, explora uma temática que já vem anunciada no título, ou seja, trata-se da análise de questões ligadas a duas instituições fundamentais para se pensar a natureza humana, a saber: a política e a religião. Estas esferas do humano parecem intrinsecamente delimitadas pelo conflito, pela dissensão, pela guerra; uma luta imanente, caracterizada pela reivindicação do poder e da verdade.

Biografia do Autor

Izaias Ribeiro de Castro Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Integrante do Grupo de Estudos do “Século XVII”, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS). Estudioso do pensamento filosófico do século XVII, sobretudo da filosofia de Leibniz, é Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Doutorando em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Seu projeto de tese versa sobre a relação entre linguagem e conhecimento em Leibniz, com ênfase no papel fundamental desempenhado pelo conceito de expressão no sistema de pensamento construído pelo autor da Monadologia.

Referências

AURÉLIO, Diogo Pires. Introdução ao Tratado Teológico-Político. In: ESPINOSA, Baruch. Tratado Teológico-Político. Tradução, introdução e notas de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ESPINOSA, Baruch. Tratado Teológico- Político. Tradução, introdução e notas de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (“Coleção Os Pensadores”)

MATHERON, Alexandre. Le Christ et le Salut des Ignorants chez Spinoza. Paris: Aubier Montaigne, 1971.

Arquivos adicionais

Publicado

08-05-2023

Como Citar

Ribeiro de Castro Neto, I. (2023). Fé e razão à luz do TRATADO TEOLÓGICO-POLÍTICO de Baruch de Espinosa. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(9), 49–56. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/10653