A INCIDENCIA DO MORMO NO ESTADO DE RORAIMA
Palavras-chave:
Mormo, solipeds, zoonosisResumo
O mormo é uma doença infecciosa causada por Burkholderia mallei em solípedes. A transmissão ocorre através de alimentos contaminados, água e contato com ferimentos. As infecções agudas são caracterizadas por febre, secreção nasal e linfadenite de cabeça e pescoço, além de inchaço do trato respiratório superior. As infecções crônicas são duradouras e subclínicas, onde o animal apresenta febre ocasional, distúrbios respiratórios persistentes, abscessos na pele e endurecimento nodular dos gânglios linfáticos cranianos. Seu tratamento é de base antimicrobiana e não existe método de prevenção da doença (Beer, Joaquim et. Al. 1988). Por se tratar de uma zoonose potencialmente fatal o presente trabalho tem como objetivo retratar um levantamento realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima nos 15 municípios do estado entre os meses de janeiro a dezembro de 2014 para diagnosticar possíveis casos de mormo no estado , os exames foram realizados pelo laboratório CDV I São Luís, MA.
Referências
Almeida N.F.; Rouquayrol MZ. Introdu9ao a epidemiologia . 3. ed . Rio de Janeit·o: Medsi; 2004.
BRASIL, Ministerio da Saude. Funda9ao Nacional de Saude. Depaitamento de Opera9oes. Coordena9ao de Doen9as Transmitidas por Vetores.
FLAUZINO, Regina Fernandes ; SOUZA-SANTOS, Reinaldo ; OLIVEIRA, Rosely Magalhaes de. Indicadores socioambientais para vigiliincia da dengue em nivel local. Saude Soc., Sao Paulo, v. 20, n. 1, Mar. 201 l.http://pt.wikipedia .org/wiki/Caruaru
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.