A Ciência no esteio contraditório do Sertão cearense

Traços de uma experiência

Auteurs

  • João Paulo Silva Almir
  • Adéle Cristina Braga Araújo
  • Maria Jucilene de Souza Ferreira

Mots-clés :

Ciência, Sertão Central, Lapps, GPTREES

Résumé

No ensino superior, sobretudo o universitário, a pós-graduação, principalmente a stricto sensu, a pesquisa cientificamente orientada, entre outros elementos, são apontados pelos especialistas como artifício capaz de impulsionar o desenvolvimento. Sobre o ensino superior, principalmente o privado e o público não-universitário, no Sertão Central, de forma geral, e em Quixadá, de modo destacado, apresenta-se um cenário em franca expansão. Quadro esse que não se consolida, como era de se esperar, sem as contradições de uma sociedade assimétrica e classista. O contexto de expansão do ensino superior no interior do Ceará, apesar de registrar avanços, não é capaz de quebrar a desigual distribuição de riquezas presentes no Estado. Como forma de questionar e debater alguns desses problemas, nasce o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES), cadastrado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este Grupo funciona em articulação com o Laboratório de Pesquisa sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps). O GPTREES-Lapps, para que possa se constituir como um organismo aliado à perspectiva de compreender e intervir nas desigualdades econômicas, culturais e sociais, precisa perspectivar, no interior do Estado do Ceará, a oportunidade de análise crítica sobre seu desenvolvimento e, de forma dialética, potencializar este mesmo desenvolvimento, porém de modo a que se possam questionar as desigualdades advindas da luta de classes existente em tal relação.

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Publiée

2022-11-22

Comment citer

Almir, J. P. S., Araújo, A. C. B., & Ferreira, M. J. de S. (2022). A Ciência no esteio contraditório do Sertão cearense: Traços de uma experiência. [ARQUIVADA] Cadernos De Estudos E Pesquisas Do Sertão Da Feclesc/Uece, 2(1), 5–18. Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/cadernospesquisadosertao/article/view/9683