A (RE)SSEXUALIZAÇÃO DO PRAZER:

PRÁTICAS SEXUAIS NAS OBRAS DE PIETRO ARETINO

Autores

  • Alloma Noara Pereira Modzelewski UFPR

Palavras-chave:

Literatura, práticas sexuais, gênero

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre as inserções de práticas sexuais nas obras Pornólogos I (1534) e Sonetos Luxuriosos (c. 1525). De autoria do escritor italiano Pietro Aretino, chamado por Jacob Burckhardt de “o maior detrator dos novos tempos”, elas são fortemente marcadas por uma escrita inflamada e forte apelo sexual. Como referencial teórico são propostos os estudos relacionados a representação diversa e heterogênea de um tratamento sexual por Paul B. Preciado e Jacques Rancière. Os conceitos “dessexualização do ânus” e “dildotectônica”, de Preciado, aliados à “partilha do sensível” rancieriana, colaboram para pensar um “comum partilhado” da escrita do sexo e de suas práticas. A escrita de Aretino, sobre essa ótica, extrapola a dimensão contemporânea do próprio autor, para ser então evocada no presente e partilhada no ambiente político, em diálogo com as questões de gênero.

Biografia do Autor

Alloma Noara Pereira Modzelewski, UFPR

Mestranda do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. E-mail: alloma.noara@gmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

MODZELEWSKI, A. N. P. . A (RE)SSEXUALIZAÇÃO DO PRAZER: : PRÁTICAS SEXUAIS NAS OBRAS DE PIETRO ARETINO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7895. Acesso em: 24 abr. 2024.