MATRIARCADO EM ÁFRICA:

UMA ANÁLISE SOBRE O PENSAMENTO DE CHEIKH ANTA DIOP E IFI AMADIUME

Autores

  • Camille Johann Scholl PUC-RS

Palavras-chave:

História da África, mulheres africanas, Cheikh Anta Diop, Ifi Amadiume

Resumo

Este trabalho investiga a utilização do conceito de matriarcado na obra de Cheikh Anta Diop e Ifi Amadiume em uma perspectiva histórica. Por um lado, discute a produção historiográfica do intelectual senegalês, Cheikh Anta Diop, tendo como recorte a forma com que pensa o matriarcado como substrato cultural para o continente africano. Na sequência, discute o legado do autor, na figura da intelectual nigeriana, Ifi Amadiume, que debate com a obra de Anta Diop e atualiza o conceito de matriarcado, a partir de outra perspectiva. Sobretudo, este trabalho visa fazer uma problematização a respeito de um tipo de discurso que interpreta as sociedades africanas feito por africanos e que realiza uma explanação sobre a posição que as mulheres ocupam na estrutura das sociedades africanas.

Biografia do Autor

Camille Johann Scholl, PUC-RS

Doutoranda em História pela PUC-RS. Pesquisas na área de história da África. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Este trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação defendido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016. E-mail: mille_js@hotmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

SCHOLL, C. J. . MATRIARCADO EM ÁFRICA: : UMA ANÁLISE SOBRE O PENSAMENTO DE CHEIKH ANTA DIOP E IFI AMADIUME. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7886. Acesso em: 29 mar. 2024.