HISTÓRIA DA CAPOEIRA NA REGIÃO DE IMBITUVA-PR:

CULTURA NEGRA ENTRE BRANCOS

Autores

  • Jeferson do Nascimento Machado UNICENTRO

Palavras-chave:

Capoeira, Imbituva, Fotografia, Cultura, Identidade

Resumo

O presente artigo discute a introdução e a prática da Capoeira no município de Imbituva, região Centro-Oeste do Paraná. Ele foi desenvolvido a partir de fontes fotográficas e orais, sob a perspectiva teórico-metodológica de Kossoy e Martins, que se dedicam à análise e ponderações sobre a fotografia, e autores como Alberti e Meihy, que trabalham com a História Oral. Tem-se observado que o interesse manifestado pela Capoeira no município de Imbituva e região expressa uma pluralidade cultural, o que se contrapõe à construção e reprodução da ideia de, primeiramente, um Brasil diferente e, não menos importante, de um Brasil fragmentado, sem elos de identidade. Assim sendo, a Capoeira surge como um desses elementos agregadores da nação, que atravessou o país, de norte a sul e leste a oeste, e contribuiu o fato de elementos que compõe uma identidade comum, que torna todos brasileiros. Para tanto, o texto trata da história da capoeira imbituvense, desde a chegada do primeiro capoeirista, mestre Luiz Baiano, passando por todos os grupos de capoeira até aos dias atuais, onde a capoeira prossegue por meio de Josni Nogosek Ferreira dos Santos.

Biografia do Autor

Jeferson do Nascimento Machado, UNICENTRO

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e mestrando em História e Regiões no PPGH pela UNICENTRO. E-mail: jeferson075@gmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

MACHADO, J. do N. . HISTÓRIA DA CAPOEIRA NA REGIÃO DE IMBITUVA-PR: : CULTURA NEGRA ENTRE BRANCOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7806. Acesso em: 19 abr. 2024.