TIRAS CÔMICAS COMO FONTE PARA A “NOVA” HISTÓRIA POLÍTICA:

UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MAFALDA

Autores

  • Guilherme Gonzaga Bento UNIUBE

Palavras-chave:

Tira Cômica, Fonte Histórica, Nova História Política, Mafalda

Resumo

O presente texto propõe discutir uma relação ainda incipiente na pesquisa histórica, qual seja: o uso das tiras cômicas como fonte para interpretação de determinada temporalidade histórica, a partir dos domínios da denominada “nova história política”. Com linguagem própria e um “gênero autônomo” derivado das Histórias em Quadrinhos, as tiras cômicas são tidas aqui, como um ‘produto cultural’ construído a partir de uma atividade criativa humana, e que, portanto, possui significados socialmente construídos no sentido de uma ‘prática cultural’, que pode a partir dos elementos teórico-metodológico, à disposição do historiador do “político”, representar uma fonte rica para a análise dos acontecimentos políticos. Neste sentido, tomaremos tiras de Mafalda, personagem do cartunista argentino Quino, publicadas na década de 1960, a fim de demonstrar os usos e possibilidades do uso das tiras cômicas como fonte para história política.

Biografia do Autor

Guilherme Gonzaga Bento, UNIUBE

Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduando em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Grupo Estudos Históricos em Linguagens Artísticas (NEACH/UFTM). Bolsista de Iniciação Científica CNPq/UFTM E-mail: ggonzagabento@hotmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

BENTO, G. G. TIRAS CÔMICAS COMO FONTE PARA A “NOVA” HISTÓRIA POLÍTICA:: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MAFALDA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7792. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS