A HISTORIOGRAFIA TRADICIONAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA

O CASO DO CEARÁ E DO INSTITUTO DO CEARÁ

Autores

  • Ana Alice Menescal FLUL / UECE / UFC

Palavras-chave:

Identidade, Identidade Indígena, Historiografia Tradicional, Instituto do Ceará

Resumo

O presente texto resulta de uma longa investigação em desenvolvimento desde 2016, aprofundamento dos estudos de doutoramento. Partimos das conceituações de cultura, aculturação, nação e nacionalidade, buscando estabelecer uma acepção do conceito de identidade, suporte essencial para a elaboração das argumentações aqui empreendidas. Compreendendo a atuação dos intelectuais do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), por meio da publicação da Revista Trimestral da agremiação, como sistematizadores da historiografia tradicional cearense, analisamos nas páginas seguintes as consequências das teses e argumentações fixadas no periódico para a construção da imagem, bem como da identidade dos povos indígenas do Ceará.

Biografia do Autor

Ana Alice Menescal, FLUL / UECE / UFC

Doutora em História e Cultura do Brasil – FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Mestra em Filosofia – UECE (Universidade Estadual do Ceará), Especialista em Estudos Clássicos – UFC (Universidade Federal do Ceará), Licenciada em História – UFC (Universidade Federal do Ceará). Representante da Anpuh-Ce no Conselho do Patrimônio Cultural de Sobral/Prefeitura Municipal de Sobral. E-mail: ana.alice.menescal@gmail.com.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MENESCAL, A. A. . A HISTORIOGRAFIA TRADICIONAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA: O CASO DO CEARÁ E DO INSTITUTO DO CEARÁ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7784. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS