ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS COLONOS QUE ASSENTARAM PRAÇA NA CAPITANIA DO RIO GRANDE (SÉCULOS XVII, XVIII E XIX)

Autores

  • Maiara Silva Araújo UFRN

Palavras-chave:

Assentamentos de Praça, Administração Colonial, Capitania do Rio Grande

Resumo

Por meio de uma análise quantitativa de fontes militares, mais especificamente assentamentos de praça e baixas referentes aos séculos XVII, XVIII e aos primeiros anos do século XIX, este estudo examinou o perfil dos homens que atuaram em corpos militares da administração colonial da Capitania do Rio Grande, problematizando, dessa forma, a naturalidade dos colonos que ingressaram no serviço militar, suas qualidades e condição. Em consonância com essa análise quantitativa, realizamos, também, um exame qualitativo dos homens que atuaram na administração militar da Capitania do Rio Grande e residiram, especificamente, nos sertões desse espaço. Para tanto, discutimos o perfil e a trajetória de vida de Manoel Guedes, pardo, residente nos sertões do espaço citado e que assentou praça em 29 de agosto de 1797. Por fim, com base nos dados coletados nos assentamentos de praça e baixas, podemos afirmar o serviço militar no contexto da colônia possibilitava, dentre outros elementos, o ingresso de homens de diferentes qualidades, como indígenas, mestiços, negros e brancos. Todavia, o ingresso desses colonos no serviço militar não era homogêneo e se dava em consonância com o cenário sócio-histórico da Capitania do Rio Grande.

Biografia do Autor

Maiara Silva Araújo, UFRN

Licenciada (2016) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda em História pela mesma Universidade, sob orientação do professor Helder Alexandre Medeiros de Macedo. Vinculada ao grupo de pesquisa História dos Sertões, coordenado pelo mesmo professor. Bolsista CAPES. E-mail: maiarasa@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-30

Como Citar

ARAÚJO, M. S. . ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS COLONOS QUE ASSENTARAM PRAÇA NA CAPITANIA DO RIO GRANDE (SÉCULOS XVII, XVIII E XIX). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7783. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS