PENSANDO A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA A PARTIR DO VARGAS DOCUMENT

EXPECTATIVAS PARA AS RELAÇÕES BRASIL-EUA NA GUERRA FRIA (1951)

Autores

  • Natália Abreu Damasceno UFSC / UEM

Palavras-chave:

Vargas Document, Relações Brasil-EUA, Política Externa

Resumo

ste trabalho analisa o projeto de política externa idealizado por Getúlio Vargas em plenos anos iniciais da Guerra Fria a partir do exame do chamado Vargas Document. Elaborado em conjunto com uma comissão técnica, esse memorando traça um plano para o desenvolvimento do Brasil e expressa demandas, descontentamentos e expectativas a respeito das relações que se pretendia estabelecer com os Estados Unidos. Enviado para Washington em janeiro de 1951, o documento sinalizava interesses a serem defendidos pela delegação brasileira na IV Reunião de Consulta dos Chanceleres Americanos (março-abril de 1951). Dotado de tom prescritivo, o memorando nos permite pensar qual o pacto de cooperação econômica com os EUA era proposto pelo projeto político varguista num período em que o processo de consolidação da hegemonia estadunidense empurrava o Brasil, assim como outros países latino-americanos, em direção à busca de um “pragmatismo possível” para promover a modernização de suas economias. Como um observatório do pensamento político subjacente às elaborações da política externa varguista, a fonte nos ajuda a compreender o programa de desenvolvimento nacional defendido por Vargas, a sua relação com o capital privado e os caminhos da barganha empreendida em seu governo.

Biografia do Autor

Natália Abreu Damasceno, UFSC / UEM

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes. Integrante do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo/UEM). E-mail: abreunatalia00@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

DAMASCENO, N. A. . PENSANDO A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA A PARTIR DO VARGAS DOCUMENT: EXPECTATIVAS PARA AS RELAÇÕES BRASIL-EUA NA GUERRA FRIA (1951). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7778. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS