AS “ARMADILHAS” DA NARRATIVA E AS NARRATIVAS COMO “ARMADILHAS”
UM EXERCÍCIO TEÓRICO
Palavras-chave:
Narrativa, Enredo, Ficção, Umberto Eco, Raoul GirardetResumo
Procuramos colocar em discussão, neste trabalho, alguns olhares já lançados sobre o tema da narrativa e suas relações com o ofício do historiador e com a prática do escritor. No primeiro momento, buscamos identificar algumas características que podem ser apontadas como “armadilhas” no exercício da narrativa que o historiador constrói com seu texto. Dialogamos, ainda, com os conceitos de “enredo” e de “ficção”, assim como com as teses de Hayden White sobre os trópicos do discurso. No segundo momento, problematizamos um conjunto de traços presentes em certas narrativas constituídas (intencionalmente ou não) por lacunas, falácias e sofismas que funcionam como uma espécie de “armadilha”, enfraquecendo ou subvertendo a compreensão da realidade e alimentando preconceitos. Para tanto, nos aproximamos das reflexões do historiador francês Raoul Girardet e do filósofo italiano Umberto Eco.
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