“EXPERIÊNCIA E SOCIABILIDADES OU OS LIMITES DO NACIONAL-SOCIALISMO”

Autores

  • José Airton Ferreira da Costa Júnior FAFIDAM/ UECE

Palavras-chave:

Terceiro Reich, Nacional-Socialismo, Ian Kershaw

Resumo

Ian Kershaw destaca-se como um dos principais historiadores da atualidade cuja especialidade de estudo toma por objeto de pesquisa o período que compreendeu o Terceiro Reich (1933-1945). Iniciou sua trajetória acadêmica enquanto medievalista (analisando o campesinato alemão). Posteriormente voltou sua atenção para analisar as sociedades do século XX, em especial a alemã. Ainda em relação a sua atuação profissional podemos destacar a sua consultoria em algumas séries produzidas pela rede BBC sobre o nazismo e o fato de ter lecionado na Universidade de Sheffield (South Yorkshire, Inglaterra) aposentando-se em 2008. Nos últimos anos parte de sua obra foi traduzida e publicada no Brasil permitindo maior divulgação de seu trabalho e de suas discussões em relação a essa temática. Nesse sentido, suas críticas em relação à utilização do conceito de “totalitarismo” para definir a sociedade alemã das décadas de 1930 e 1940 e a equiparação o fenômeno do nazismo com o chamado stalinismo, presentes em alguns de seus livros, têm suscitado discussões produtivas em nosso meio acadêmico.

Biografia do Autor

José Airton Ferreira da Costa Júnior, FAFIDAM/ UECE

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Professor temporário do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM- UECE).

E-mail: GOLTURBOGTI_01@hotmail.com.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

JÚNIOR, J. A. F. da C. . “EXPERIÊNCIA E SOCIABILIDADES OU OS LIMITES DO NACIONAL-SOCIALISMO”. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7736. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS