O NACIONALISMO ARGENTINO DA GERAÇÃO DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Autores

  • Vitor Hugo Silva Néia USP

Palavras-chave:

Nacionalismo, Geração do Centenário, Nacionalidade Argentina, Imigração

Resumo

Nas últimas décadas do século XIX, a Argentina recebeu centenas de milhares de imigrantes. O entusiasmo de liberais sobre a imigração rapidamente deu lugar à visão do imigrante como ameaça à estabilidade social e à incipiente nacionalidade argentina. Assim, o Estado buscou homogeneizar a heterogênea população do país, sobretudo por meio de um projeto de educação patriótica. Preocupados com a afirmação dos valores e das tradições nacionais, em oposição à imigração, estavam os pensadores identificados à Geração do Centenário da Independência, comemorado em 1910. Este artigo irá se debruçar sobre seus principais expoentes (Ricardo Rojas, Leopoldo Lugones e Manuel Gálvez), demonstrando como essa discussão inseria-se na promoção e manutenção de práticas hegemônicas, que visavam a sustentar a ordem estabelecida.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Silva Néia, USP

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Artigo resultante da Dissertação de Mestrado defendida em 2016, sob a orientação da Prof.a Dr.a Gabriela Pellegrino Soares e parcialmente financiada pela CAPES.

Email: vths@hotmail.com.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

NÉIA, V. H. S. . O NACIONALISMO ARGENTINO DA GERAÇÃO DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7732. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS