O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

DEBATES, PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores

  • Antônio Barros de Aguiar

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Cinema, História Cultural, Ensino de História

Resumo

A ação política do movimento social negro, no âmbito educacional, contribuiu para a construção e aprovação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica em todo o Brasil. Tal lei, construída à luz de uma realidade de luta da população negra, aponta para a necessidade de se promover uma reeducação das relações étnico-raciais no país, a fim de combater ideias e práticas racistas que ainda persistem em permanecer no imaginário popular e nas relações sociais. Mesmo com alguns avanços, ainda há carências de propostas metodológicas para efetivação da referida lei na sala de aula. Nessa perspectiva, a proposta deste artigo é apresentar as possibilidades metodológicas, as vantagens e os riscos do uso do cinema como recurso didático no ensino de História e Cultura afro-brasileira. Tem-se por objetivo apresentar as representações de negros(as) na primeira fase do Cinema Novo (1960-1964). A abordagem parte da História Cultural proposta por Chartier (1988), na qual se buscou elementos para compreender os filmes como fontes históricas e como parte de uma experiência cultural. Assim, apropriar-se do cinema e pô-lo a serviço do ensino de História e Cultura afro-brasileira é um desafio que requer de nós um aprofundamento de nossos conhecimentos acerca das especificidades da linguagem cinematográfica, de suas dimensões estéticas, sociais e culturais, de seus limites e possibilidades.

Biografia do Autor

Antônio Barros de Aguiar

Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sob a orientação do professor Dr. Natanael Duarte de Azevedo.

E- mail: barrosaguiar.ab25@hotmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

AGUIAR, A. B. de . O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DEBATES, PRÁTICAS E DESAFIOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7720. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS