A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS DE MARIANA

FORMAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E DINÂMICA INTERNA DA VIDA ASSOCIATIVA (MINAS GERAIS, SÉCULOS XVIII E XIX)

Autores

  • Vanessa Cerqueira Teixeira UFOP / UFJF

Palavras-chave:

Associações Leigas, Devoção Mercedária, Crioulos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma perspectiva cultural, a análise das principais normas correspondentes à constituição e dinâmica interna da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana, na Capitania de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX, enquanto instituição social e devocional, composta pelos denominados “pretos crioulos”. Neste trabalho, com base nas documentações institucionais, almejamos especificamente a compreensão da formação, estruturação e vivência confrarial desses indivíduos, que se constituíram enquanto grupo coeso e com interesses em comum, atrelados principalmente à simbologia da liberdade e à busca por distinção e privilégios. Para tanto, ao longo de nossas pesquisas recorremos à análise das práticas, apropriações e representações de si e do mundo em que estavam inseridos. Nesse sentido, vamos ao encontro do grande número de estudos que demarcam a importância dessas irmandades de homens de cor nos períodos colonial e imperial, nos âmbitos social, cultural, religioso, político e econômico.

Biografia do Autor

Vanessa Cerqueira Teixeira, UFOP / UFJF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a orientação da Profa. Dra. Célia Maia Borges, também contando com o financiamento da Capes.

E-mail: vanessa_vct@hotmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

TEIXEIRA, V. C. . A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS DE MARIANA: FORMAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E DINÂMICA INTERNA DA VIDA ASSOCIATIVA (MINAS GERAIS, SÉCULOS XVIII E XIX). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7695. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS