A ESCRITA DA HISTÓRIA E A UNIFICAÇÃO POLÍTICA DO REINO DA NORTÚMBRIA NA CRÔNICA-ANGLO-SAXÔNICA (c. 601 – 793)

Autores

  • Kauê J. Neckel UFFS

Palavras-chave:

História Política, Crônica Anglo-Saxônica, Historiografia, Reino da Nortúmbria, História Anglo-Saxônica

Resumo

A Crônica Anglo-Saxônica é uma fonte que começa a ser escrita no século IX até o ano de 1154. Este documento é dividido em sete manuscritos escritos em anglo-saxão até o sétimo, escrito tanto em anglo-saxão quanto em latim. O documento procura relatar a história da ilha britânica desde o ano um até 1154, quando deixa de ser escrita. A Crônica começa a ser escrita na corte de Alfredo, o Grande (849 – 899), em Wessex. Nosso objetivo neste artigo é analisar as passagens referentes ao reino da Nortúmbria, analisando sua unificação junto aos reinos de Deira e Bernícia no início do século VII até o ano de 793, quando é registrada a primeira passagem de invasão viking na ilha, considerada uma ruptura política. O reino da Nortúmbria com sua formação atribuída em diferentes momentos na Crônica Anglo-Saxônica se estabelece como o maior reino em extensão territorial entre os reinos anglo-saxões do período, possuindo certo antagonismo com Wessex, de onde parte a perspectiva de escrita da Crônica. Portanto, analisaremos relações de poder entre Wessex e Nortúmbria partindo da escrita da história da Nortúmbria, compreendendo questões como a narrativa do documento e também silêncios em relação a situação política deste reino.

Biografia do Autor

Kauê J. Neckel, UFFS

Graduando de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Desde 2014 é membro do LEME – Laboratório de Estudos Medievais e desde 2016 da REDE – Rede Latino-Americana de Estudos Medievais. Orientação: Prof. Dr. Renato Viana Boy.

E-mail: neckel.kaue@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

NECKEL, K. J. A ESCRITA DA HISTÓRIA E A UNIFICAÇÃO POLÍTICA DO REINO DA NORTÚMBRIA NA CRÔNICA-ANGLO-SAXÔNICA (c. 601 – 793). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7693. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS