LEITORES E LEITURAS D’O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ.

Autores

  • Gilberto Gilvan Souza Oliveira UFC

Palavras-chave:

O Quinze, Protocolos de Leitura, Leitor Ideal

Resumo

Publicado em 1930, pelo Estabelecimento Gráphico Urania, o romance O Quinze foi e é objeto de estudo de diversos pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento. No campo historiográfico, é predominante o uso do mesmo como fonte para estudar a seca de 1915, no Ceará. O presente estudo tem como objetivo refletir como as edições, a produção historiográfica e a crítica literária constroem um “leitor ideal” para o romance O Quinze de Rachel de Queiroz por meio da criação, construção e inserção de protocolos de leitura. Em as palavras, procuramos discutir sobre as relações dos leitores com o texto e o livro (suporte). Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa edições d’O Quinze, artigos de crítica literária e produções historiográficas sobre o romance de estreia de Rachel de Queiroz.

Biografia do Autor

Gilberto Gilvan Souza Oliveira, UFC

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará com bolsa Capes. Atualmente compõe o grupo de estudos Vilém Flusser, coordenado pela professora Grabriela Reinaldo (UFC). gilbertopjmp@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

OLIVEIRA, G. G. S. LEITORES E LEITURAS D’O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7675. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS