JECA TATU, INCAPAZ DE EVOLUÇÃO E IMPENETRÁVEL AO PROGRESSO

OS TEMPOS DA NAÇÃO NOS TEXTOS DE MONTEIRO LOBATO (1914-1919)

Autores

  • Daniel Alencar de Carvalho UFC

Palavras-chave:

Monteiro Lobato, Jeca Tatu, Nação, Tempo, Progresso

Resumo

Em novembro de 1914, na seção “Queixas e Reclamações” do jornal O Estado de São Paulo, foi publicado o artigo “Uma velha praga”, de José Bento Monteiro Lobato. Autor desconhecido, Lobato se colocava como “uma voz do sertão” que veio dizer às gentes da cidade as destruições causadas pelo caboclo no interior. No mês seguinte, animado com a repercussão do libelo, aprofunda suas críticas ao produzir uma caricatura: Jeca Tatu, uma espécie de Peri às avessas. Impenetrável ao progresso, Jeca era símbolo do atraso, das relações de produção arcaicas, da ignorância, do paternalismo das oligarquias e dos descompassos temporais existentes no país. Este artigo busca compreender de que modo a simultaneidade de tempos históricos no território nacional foi trabalhada nos textos de Monteiro Lobato, sobretudo entre 1914-1919. Como hipótese de trabalho, acredito que o suposto descompasso entre as populações interioranas e a aceleração temporal nas metrópoles do país, então Rio de Janeiro e São Paulo, foi sentida como uma tensão entre um “espaço de experiência”, identificado com as áreas rurais nas quais cresceu e administrou sua fazenda, e um “horizonte de expectativas”, um país onde as populações campestres pudessem ser incorporadas ao progresso, utilizando os conceitos de Reinhart Koselleck.

Biografia do Autor

Daniel Alencar de Carvalho, UFC

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em História Social pela mesma instituição. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

E-mail: alencar_daniel8@hotmail.com.

Publicado

2022-01-14

Como Citar

CARVALHO, D. A. de. JECA TATU, INCAPAZ DE EVOLUÇÃO E IMPENETRÁVEL AO PROGRESSO: OS TEMPOS DA NAÇÃO NOS TEXTOS DE MONTEIRO LOBATO (1914-1919). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7674. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS