NOTAS SOBRE A CAPOEIRA PARANAENSE (XIX-XX)

RESISTÊNCIA SUBALTERNA

Autores

  • Jeferson do Nascimento Machado UNICENTRO
  • Juliano Lima Schualtz UEPG

Palavras-chave:

Capoeira, Subalteno, Decolonialidade, Violência, Paraná

Resumo

Sabendo que a Capoeira é uma importante prática cultural afro-brasileira e que, durante a história, ela vem sendo praticada e propagada em todo território brasileiro, acreditamos ser importante ampliar a historicização dela para além do eixo Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, perquirindo compreender o seu desenvolvimento para outras regiões. Por conseguinte, este nosso artigo se insere nessa busca de enriquecer a historiografia sobre o assunto. Juntamente a isso, também buscamos agregar com os estudos latino-americano e africano, na busca de desconstruir a concepção eurocêntrica que buscou apresentar o mundo africano, americano e asiático como um não lugar, ocupado por não sujeitos. Para tanto, realizamos uma discussão da Capoeira no contexto paranaense, a partir de fontes jornalística e um referencial teórico aberto. Por meio disso concluímos que a Capoeira tem sido praticada desde o século XIX, tendo sido utilizada, por diversas vezes como autodefesa de grupos subalternos.

Biografia do Autor

Jeferson do Nascimento Machado, UNICENTRO

Graduado e mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E-mail: jefersondonascimentomachado@gmail.com

Juliano Lima Schualtz, UEPG

Graduando em História na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: juschualtz@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MACHADO, J. do N. .; SCHUALTZ, J. L. . NOTAS SOBRE A CAPOEIRA PARANAENSE (XIX-XX): RESISTÊNCIA SUBALTERNA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7634. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS