O “SABER-FAZER” RENDAS DE BILROS:

AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PROCESSO NA LAGOA DA CONCEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Elis Regina Barbosa Angelo Bacharelado em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Rendeiras, Tradição, Legado Cultural, Renda de Bilros, Lagoa da Conceição

Resumo

O presente artigo trata de uma reflexão sobre a tradição de fazer rendas de bilros, considerando suas funções para a comunidade de rendeiras da Lagoa da Conceição em Florianópolis. A discussão sobre como as rendeiras mantiveram a tradição de fazer rendas por gerações, adaptando nova funcionalidade ao produto artesanal, bem como as transformações que ocorreram após o crescimento do turismo no local, são enfatizadas sob a perspectiva sócio-econômica e sócio-cultural desta comunidade. As mudanças e permanências visualizadas na tradição de fazer rendas definem as novas características do produto na atualidade, que deixou de ser de uso doméstico para ser um produto artesanal turístico. As possíveis mudanças nas técnicas, instrumentos e modo de fazer o produto são discutidas sob o olhar das rendeiras da Lagoa, possibilitando assim, uma interação da comunidade com a questão da continuidade do processo, e verificando com isso, as possíveis intervenções que estas mulheres acreditam ser necessárias para garantir a preservação das rendas de bilros enquanto elemento de seu legado cultural.

Biografia do Autor

Elis Regina Barbosa Angelo, Bacharelado em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em História pela PUCSP. Graduada em Turismo pela PUCCAMP (1997), Mestre em Turismo Ambiental e Cultural Planejamento e Gestão pelo UNIBERO (2003) Mestre em História pela PUCSP (2005). Professora Adjunta nos cursos de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

ANGELO, E. R. B. . O “SABER-FAZER” RENDAS DE BILROS: : AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PROCESSO NA LAGOA DA CONCEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7513. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS