APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE AUSUBEL PARA APRENDIZAGEM DE DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS

Autores/as

  • Francisco Adeilton Silva

Resumen

Este estudo tem o objetivo geral de avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria da aprendizagem significativa envolvendo o conteúdo distância entre dois pontos. A metodologia utilizada foi uma abordagem quanti-qualitativa caracterizada como uma pesquisa-ação. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar o problema de pesquisa, em seguida foram realizadas aulas de forma tradicional acerca do conteúdo distância entre dois pontos. Foi aplicado um questionário composto de questões sócio estudantis e de conteúdos prévios para verificar quais deles as alunas teriam mais dificuldades. Posteriormente foi elaborado um plano de intervenção envolvendo os conteúdos prévios e distância entre dois pontos para melhor avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria em questão. Após a aplicação das aulas de intervenção os alunos fizeram um novo teste para possibilitar aos pesquisadores a comparação dos resultados de aulas sem e com o desenvolvimento da teoria de Ausubel. Os pesquisadores constataram que os resultados são mais expressivos com a aplicação da teoria em questão, pois a mesma revelou uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo trabalhado, tendo em vista que metade das alunas que participaram da intervenção conseguiu resolver, com louvor, todas as questões propostas.

Publicado

2019-02-24 — Actualizado el 2023-03-13

Versiones

Cómo citar

Silva, F. A. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE AUSUBEL PARA APRENDIZAGEM DE DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(1), 118–130. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/955 (Original work published 24 de febrero de 2019)