AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS
Resumo
Este estudo consiste num relato de experiência de estudantes de um Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, com atividades desenvolvidas nos meses de fevereiro e março de 2016 em uma Escola de Ensino Médio do Estado do Ceará, para socializar uma experiência com uso da metodologia da resolução de problema envolvendo teoria dos números em uma sala de aula de terceiro ano, com o objetivo de identificar as dificuldades e estratégias dos alunos nas atividades propostas. O trabalho foi realizado em três fases: planejamento, preparação da turma para resolver atividades com resolução de problemas e por fim, aplicação de quatro atividades. Foram observadas dificuldades de leitura e interpretação dos problemas e poucas estratégias utilizadas na resolução dos mesmos. Tornou-se evidente a necessidade de utilização de metodologias como a resolução de problemas que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio matemático, ampliando as habilidades cognitivas dos alunos.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-13 (2)
- 2019-02-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Adeilton Silva, Wellton Cardoso Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.