APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE AUSUBEL PARA APRENDIZAGEM DE DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS

Autores

  • Francisco Adeilton Silva

Resumo

Este estudo tem o objetivo geral de avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria da aprendizagem significativa envolvendo o conteúdo distância entre dois pontos. A metodologia utilizada foi uma abordagem quanti-qualitativa caracterizada como uma pesquisa-ação. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar o problema de pesquisa, em seguida foram realizadas aulas de forma tradicional acerca do conteúdo distância entre dois pontos. Foi aplicado um questionário composto de questões sócio estudantis e de conteúdos prévios para verificar quais deles as alunas teriam mais dificuldades. Posteriormente foi elaborado um plano de intervenção envolvendo os conteúdos prévios e distância entre dois pontos para melhor avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria em questão. Após a aplicação das aulas de intervenção os alunos fizeram um novo teste para possibilitar aos pesquisadores a comparação dos resultados de aulas sem e com o desenvolvimento da teoria de Ausubel. Os pesquisadores constataram que os resultados são mais expressivos com a aplicação da teoria em questão, pois a mesma revelou uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo trabalhado, tendo em vista que metade das alunas que participaram da intervenção conseguiu resolver, com louvor, todas as questões propostas.

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Publicado

2019-02-24 — Atualizado em 2023-03-13

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Como Citar

Silva, F. A. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE AUSUBEL PARA APRENDIZAGEM DE DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(1), 118–130. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/955 (Original work published 24º de fevereiro de 2019)