Esta es un versión antigua publicada el 2021-06-15. Consulte la versión más reciente.

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

  • Thais Helena Nunes da Silva UECE
  • Bruna Gabriele de Oliveira Araújo
  • Maria Lúcia Brito da Cruz

Palabras clave:

Ensino de Geografia; Ensino Fundamental II; Jogos.

Resumen

A construção de um profissional perpassa pela disciplina de estágio supervisionado. É o momento em que o discente, ainda na graduação, consegue maturar e consolidar sobre a sua futura profissão. Principalmente, durante o período da pandemia, o estágio supervisionado, se mostrou desafiador, pois não houve contato direto com os alunos ou com a professora supervisora. Mas, mesmo com todas as adversidades a disciplina de estágio foi vivenciada de maneira satisfatória, pois foi possível ver os desafios que o professor passa durante a execução de aula. O presente artigo, preocupou-se em compreender a importância do estágio supervisionado, nas turmas do 6° ano ao 8° ano do ensino fundamental II, além disso relatar como foi vivenciar o estágio durante a pandemia, pois as aulas encontravam-se de forma remota. A utilização de metodologias alternativas, também foi fundamental para o processo do estágio, pois demonstrou que apesar de o professor ter o domínio sobre várias metodologias, as vezes a infraestrutura da escola ou dos alunos não propiciar utilizar essas novas ferramentas. Foi utilizado, por exemplo, a plataforma Educandy para dinamizar as aulas, tendo em vista que estavam ocorrendo de forma remota. Para a estruturação e consolidação do estágio e desse artigo, foi necessário pesquisar sobre o ensino remoto, participar do planejamento junto a professora supervisora e propor novas ferramentas a serem utilizadas durante as aulas. Notou-se que a utilização do Educandy foi bem recebida por todos os alunos, auxiliando a dinamizar as aulas de Geografia. Por fim, observou-se que apesar de todas as dificuldades vivenciadas durante o período de pandemia, a professora supervisora conseguia consolidar os conteúdos trabalhados, por meio de várias ferramentas, como o Google Earth.

Biografía del autor/a

Bruna Gabriele de Oliveira Araújo

Mestre em Geografia. Universidade Estadual do Ceará.

Maria Lúcia Brito da Cruz

Doutora em Geografia. Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2021-06-15

Versiones

Cómo citar

Nunes da Silva, T. H., Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, & Maria Lúcia Brito da Cruz. (2021). A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 132–149. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/5371