A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA
Keywords:
Ensino de Geografia; Ensino Fundamental II; Jogos.Abstract
A construção de um profissional perpassa pela disciplina de estágio supervisionado. É o momento em que o discente, ainda na graduação, consegue maturar e consolidar sobre a sua futura profissão. Principalmente, durante o período da pandemia, o estágio supervisionado, se mostrou desafiador, pois não houve contato direto com os alunos ou com a professora supervisora. Mas, mesmo com todas as adversidades a disciplina de estágio foi vivenciada de maneira satisfatória, pois foi possível ver os desafios que o professor passa durante a execução de aula. O presente artigo, preocupou-se em compreender a importância do estágio supervisionado, nas turmas do 6° ano ao 8° ano do ensino fundamental II, além disso relatar como foi vivenciar o estágio durante a pandemia, pois as aulas encontravam-se de forma remota. A utilização de metodologias alternativas, também foi fundamental para o processo do estágio, pois demonstrou que apesar de o professor ter o domínio sobre várias metodologias, as vezes a infraestrutura da escola ou dos alunos não propiciar utilizar essas novas ferramentas. Foi utilizado, por exemplo, a plataforma Educandy para dinamizar as aulas, tendo em vista que estavam ocorrendo de forma remota. Para a estruturação e consolidação do estágio e desse artigo, foi necessário pesquisar sobre o ensino remoto, participar do planejamento junto a professora supervisora e propor novas ferramentas a serem utilizadas durante as aulas. Notou-se que a utilização do Educandy foi bem recebida por todos os alunos, auxiliando a dinamizar as aulas de Geografia. Por fim, observou-se que apesar de todas as dificuldades vivenciadas durante o período de pandemia, a professora supervisora conseguia consolidar os conteúdos trabalhados, por meio de várias ferramentas, como o Google Earth.
Downloads
Published
Versions
- 2023-03-09 (2)
- 2021-06-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Thais Helena Nunes da Silva, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, Maria Lúcia Brito da Cruz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.