TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: qual seu papel no ensino da educação ambiental?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.14817

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Tecnologia da Informação e Comunicação. Escolas

Resumo

O presente artigo teve como objetivo demonstrar os principais termos utilizados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação ambiental e atrelar à prática docente, mostrando a importância dessas ferramentas como um instrumento de suporte para aplicação e intervenções no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Ambiental. Nesse sentido, utilizou-se como base os indexadores Google Scholar e Scientific Eletronic Library Online para o levantamento bibliográfico sobre a temática. Foram utilizadas como palavras-chave: environmental education, TICSs na educação ambiental, TICs e Meio Ambiente. Como resultado, foram encontradas 22 palavras que fazem referência aos aspectos pedagógicos e que convergiram entre os autores trabalhados nos 36 artigos selecionados, com as palavras vindo a se repetirem 8.273 vezes. Conclui-se então que a relação entre os referidos núcleos: educação ambiental e TIC na educação torna-se promissora ao vincularmos processos educativos formais às ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente.

Biografia do Autor

Andreza Viana Fonseca, Universidade de Pernambuco

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-UPE). Bacharel em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN) e licenciada em Geografia pela mesma instituição de ensino. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020); desenvolvimento de atividades, de forma voluntária, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); integra o Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física (LAGGEF-UFRN).

Irami Rodrigues Monteiro Junior, Universidade Federal do RIo Grande do Norte

Pesquisador, Doutorando em Geografia (PPGe/CCHLA/UFRN). Mestre em Geografia (2020-2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/CCEN/UFPB). Bacharel em Geografia (2016-2019) pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN). Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Campus I, Centro de Educação (CEDUC), Campina Grande - PB). Membro permanente do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais (TRÓPIKOS/UFRN) e do Grupo de Estudo do Semiárido (GESA/UFPB). Tendo como área de concentração em pesquisa os seguintes temas: Geografia Econômica e Regional, Geografia Cultural e Serviços ecossistêmicos.

Iaponan Cardins de Sousa Almeida, Universidade de Pernambuco

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009); Mestrado (2012) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - PROPGEO/UECE com doutorado sanduíche (CAPES) na Universidad de Sevilla, Espanha. Estágio pós-doutoral (2018) - PROPGEO/UECE. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia da pesquisa em Geografia; Análise ambiental; Uso racional dos recursos naturais; Degradação, Desertificação, Recuperação de áreas degradadas e conservação ambiental.

Maria Lúcia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Oliveira, P., Viana Fonseca, A., Irami Rodrigues Monteiro Junior, Iaponan Cardins de Sousa Almeida, & Maria Lúcia Brito da Cruz. (2025). TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: qual seu papel no ensino da educação ambiental?. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.52521/cecit.v6i1.14817

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