GEOGRAFIA EM AÇÃO: EXPLORANDO O ENSINO DE SOLOS COM A GEOTECNOLOGIA GOOGLE MY MAPS NA ESCOLA MUNICIPAL EMTI VEREADOR ALBERTO GOMES DE QUEIROZ
Palabras clave:
Cartografia, Ensino de Geografia, Práticas PedagógicasResumen
Os solos estão presentes no cotidiano das pessoas, tendo grande importância social, econômica e ambiental. Tendo em vista a aplicação do conteúdo de solo de maneira superficial e delimitada vinculadas aos livros didáticos, o presente estudo se faz necessário em função de todos os avanços tecnológicos e científicos relacionados às geotecnologias e ao solo. Pesquisou-se sobre a abordagem do conteúdo de solos em uma escala local voltada para as vivências dos alunos. A aplicação se desenvolveu em uma escola no município de Fortaleza/CE e foi feita com o auxílio da ferramenta Google My Maps, que permite a criação de mapas interativos e personalizados, a fim de obter uma análise sobre o uso das geotecnologias no ensino de geografia, que buscam colaborar no conhecimento espacial dos alunos. A prática foi feita em um laboratório de informática com alunos do 7º ano em uma aula de 50 minutos. Para tanto, se obteve a conclusão a partir das análises e estudos que é necessário aplicar a utilização da geotecnologia relacionada ao conteúdo de solo. Realiza-se, então, uma pesquisa aplicada. Diante disso, verifica-se que resultaram em medidas positivas no que se refere às geotecnologias, os alunos conseguiram desenvolver de forma eficaz os mapas quando relacionadas à localização, o que impõe a constatação de que é satisfatório relacionar as geotecnologias no ensino de solos, assim como outras áreas mesmo dentro da geografia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 Bruna Vitória Feitosa Fernandes, Taynah Garcia Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.