NATUREZA EM CENA: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Keywords:
cinema, Educação ambiental, Metodologia, NaturezaAbstract
O trabalho em questão visa introduzir o cinema enquanto ferramenta didática à educação ambiental, cientes de que é possível refletir sobre as dinâmicas da relação sociedade e natureza com o incremento de novas propostas metodológicas. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas acerca de conceitos como natureza e capitalismo e também sobre o cinema como protagonista no processo de ensino/aprendizagem atrelados à educação ambiental. Desta feita, utilizar-se-á do método dialético como forma de compreensão da realidade contraditória que emerge na relação sociedade e natureza, provocando diversos desequilíbrios a esta última e por fim, com a obtenção dos resultados, foram discutidas duas obras cinematográficas através de um estudo de caso. Ambos os filmes evidenciam o capitalismo como um sistema voltado para o domínio do capital sobre o meio ambiente, sendo inseridos como proposta didática.Downloads
Published
Versions
- 2023-03-10 (2)
- 2021-06-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jessika Sabryna Gomes da Silva, Anderson Tafarel de Brito Férrer, Jenner Everton dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.